As Irmãs de São José de Cluny, presentes em Monforte há várias décadas através de uma comunidade, vão despedir-se desta vila alentejana e da Arquidiocese de Évora no dia 29 de Julho, devido à escassez de vocações.
Deste modo, a comunidade cristã de Monforte, assim como as forças vivas da vila, incluindo a Câmara Municipal, vão realizar uma homenagem de gratidão na despedida das Irmãs a partir das 20 horas, que será presidida pelo Arcebispo de Évora.
Ao longo de várias décadas, dedicadamente as Irmãs de São José de Cluny entregaram as suas vidas na evangelização e no serviço às crianças, aos idosos, aos doentes e aos sós de Monforte.
Outrora, as Irmãs também estiveram presentes na Arquidiocese através de uma comunidade na Fundação Maria Clementina Godinho de Campos, em Galveias, que, entretanto, já encerrou igualmente por escassez de vocações.
Com a saída de Monforte, as Irmãs de São José de Cluny despedem-se assim da Arquidiocese de Évora, que, “comovida”, agradece “toda a dedicação e trabalho pastoral realizado em prol de todos”.
Recorde-se que a Congregação das Irmãs de São José de Cluny é uma comunidade missionária internacional com cerca de 2600 Irmãs, repartidas em 57 países e 30 províncias, que trabalham na educação, na saúde, na evangelização e na acção social.
Em Portugal, a missão da congregação realiza-se nas dioceses de Braga, Bragança, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Évora, Funchal e Angra do Heroísmo.
