Depois de uma espécie de Outono experimental no início da semana, com temperaturas abaixo do normal, Portugal continental começa hoje a registar uma subida significativa da temperatura, que deverá manter-se nos próximos dias. A causa é a intensificação de um anticiclone nos Açores, que transporta ar quente e seco da Península Ibérica.

As temperaturas máximas vão andar acima dos 30°C na maioria do território continental, mas podem chegar aos 40°C em zonas do Alentejo, vale do Tejo e vale do Douro. As noites vão ser tropicais, com os termómetros a registarem mais  de 20°C em várias regiões.

Na Madeira, o calor intensifica-se a partir do dia 27, com máximas próximas dos 30°C, sobretudo na vertente sul e regiões montanhosas. As mínimas deverão manter-se entre os 15°C e os 20°C.

Este episódio meteorológico  tem a particularidade de ser de  longa duração, havendo elevada probabilidade de ocorrência de uma onda de calor em algumas regiões. Ainda assim, não é provável  que os valores das temperaturas ultrapassem máximos históricos.

O que é certo é que nos próximos dias  o IPMA deverá anunciar repetidamente  avisos amarelos devido ao calor na região Sul e vale do Tejo. Esses alertas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera começam hoje,  dia 25, estendendo-se amanhã a todo o país.

Estas situação de tempo quente deverá prolongar-se até, pelo menos, ao final do mês de Julho.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

GNR registou até 15 de setembro 1.942 burlas a idosos

A GNR registou entre 1 de Janeiro e 15 de Setembro 1.942 ocorrências de burlas, 4.964 crim…