Em pleno Verão e com as temperaturas frequentemente em valores extremos,  atenta aos alertas emitidos pelo IPMA e pela Unidade de Saúde Pública da ULS Alto Alentejo (ULSAALE), a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Gavião lançou uma campanha de sensibilização para a proteção contra o calor, com o apoio de uma aluna de Enfermagem da Escola Superior de Saúde de Portalegre.

A ação tem como objetivo alertar a população e sensibilizar para os cuidados a ter durante as ondas de calor, especialmente os grupos mais vulneráveis, como os idosos, que representam uma grande parte da população do concelho.

Utilizando a Unidade Móvel de Saúde como principal recurso, foram distribuídos panfletos informativos nas localidades do concelho e na UCSP de Gavião, durante os dias mais quentes. Os conteúdos foram elaborados a partir nas recomendações do SNS24 e do INEM, abordam os riscos das ondas de calor, os seus efeitos no organismo e medidas preventivas para evitar complicações.

Durante a entrega dos panfletos foram tiradas dúvidas e prestados  esclarecimentos, com foco na educação para a saúde. A população mostrou-se recetiva, interessada e colaborativa, o que demonstra a importância e o impacto positivo desta iniciativa.

A campanha reforça o compromisso da UCC de Gavião em promover a saúde e o bem-estar da comunidade, sobretudo em contextos de maior vulnerabilidade climática.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Alunos da Universidade Sénior de São Vicente e Santa Eulália foram celebrar o São Martinho a Estremoz

Os alunos da disciplina de Música da Universidade Sénior de São Vicente e Santa Eulália ce…