Uma infraestrutura criada para colocar os dados, a inteligência artificial e a inovação tecnológica ao serviço do desenvolvimento sustentável da região do Alentejo. É este o propósito do Centro de Inteligência Competitiva do Alentejo (CIC Alentejo), hoje inaugurado em Campo Maior e promovido pela autarquia local, em parceria com a NOVA Information Management School (NOVA IMS) e o Instituto Politécnico de Portalegre.

“Este centro tem como objetivo afirmar-se como um polo de dinamização e qualificação dos recursos humanos do tecido empresarial da região, promovendo a aquisição de competências analíticas. A sua ambição é contribuir para o desenvolvimento do Alentejo, fomentando decisões baseadas em ciência de dados e envolvendo empresas, administração pública, associações e a sociedade civil num ecossistema regional de valorização e transferência de tecnologia, em articulação com outras entidades do sistema científico e tecnológico”, destaca Miguel de Castro Neto, diretor da NOVA IMS e coordenador científico do Centro de Inteligência Competitiva do Alentejo.

Por sua vez, Luís Rosinha, presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, afirma que “é com orgulho que apresentamos hoje esta infraestrutura que foi pensada, desde a sua génese, no sentido de colocar os dados, a inteligência artificial e a inovação tecnológica ao serviço do desenvolvimento sustentável da região do Alentejo, numa parceria entre o Município de Campo Maior com a NOVA IMS da Universidade Nova de Lisboa e o Instituto Politécnico de Portalegre. Além disso, esperamos vir no futuro a contar com novos parceiros, regionais e não só, numa ótica de parceria e de valorização tecnológica. Este equipamento vai colocar Campo Maior numa posição privilegiada, com alguns dos principais atores da área a nível nacional a colaborarem connosco”.

O CIC Alentejo irá trabalhar em rede e de forma colaborativa, visando criar valor com produtos e serviços analíticos, oferecer serviços de inovação e programas de capacitação de talento nas áreas mais críticas da atualidade: gestão de informação, ciência de dados e inteligência artificial.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Alunos da Universidade Sénior de São Vicente e Santa Eulália foram celebrar o São Martinho a Estremoz

Os alunos da disciplina de Música da Universidade Sénior de São Vicente e Santa Eulália ce…