O GFS, o modelo meteorológico americano, confirmou que o estado do tempo na Península Ibérica (Portugal continental e Espanha peninsular) vai tornar-se muito mais quente nas próximas 48 horas, à medida que se inicia o período conhecido como ‘canícula’: a altura mais quente da época estival e que, por norma, dura de 15 de Julho a 15 de Agosto.

Alfredo Graça, da Meteo, explica que “estas datas são reconhecidamente assinaladas como o período mais quente do Verão devido a dados climáticos e meteorológicos, mas também por questões e motivos históricos e astronómicos”.

Segundo a previsão, a temperatura do ar irá escalar acentuadamente nas próximas 48 horas, sobretudo na quarta-feira, 16 de Julho. “Espera-se que, várias localidades, zonas e regiões ibéricas registem uma intensificação do tempo quente”.

Os mapas apostam que algumas localidades da região da Estremadura espanhola “irão sentir um aperto do tempo quente”, entre 40 e 44° C amanhã e depois.

Este fenómeno atmosférico “é conhecido por acolher uma massa de ar quente que não se renova e que é conhecida como cúpula ou domo de calor, uma designação que se popularizou após o evento meteorológico extremo vivido no Canadá no Verão de 2021.

A semana começou com avisos amarelos de calor, mas poderá terminar fresca e com chuva em Portugal continental.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Alunos da Universidade Sénior de São Vicente e Santa Eulália foram celebrar o São Martinho a Estremoz

Os alunos da disciplina de Música da Universidade Sénior de São Vicente e Santa Eulália ce…