A Coligação Democrática Unitária (CDU), anunciou oficialmente que  Helena Neves é a cabeça de lista à Câmara Municipal Sousel e que Marina Justo será a primeira candidata à Assembleia Municipal.

Helena Neves, de 43 anos, é bióloga e reside em Benavila, no concelho de Avis. Licenciada em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, tem uma especialização em Biodiversidade e Conservação pela Universidade de Évora. Com um percurso profissional ligado à área ambiental, trabalha atualmente no controlo da qualidade da água para abastecimento público e na gestão de resíduos no Município de Avis.

Com um longo envolvimento no movimento sindical e político, Helena Neves é membro do Comité Central do PCP, da Direção Regional do Alentejo e da DORPOR (Direção da Organização Regional de Portalegre) do partido. A nível sindical, integra a Direção Nacional do STAL (Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local) desde 2011 e a sua Comissão Executiva desde 2015, bem como a Comissão Nacional da CGTP-IN desde 2016. Foi também coordenadora da União dos Sindicatos do Norte Alentejano entre 2015 e 2024 e membro da Assembleia Municipal de Avis entre 2009 e 2013.

A candidatura à Assembleia Municipal de Sousel leva na liderança Marina Justo, jurista de 40 anos. Licenciada em Direito e independente, já desempenhou funções como eleita naquele órgão autárquico em dois mandatos distintos: entre 2009 e 2013 e no atual mandato de 2021 a 2025.

Com estas escolhas, a CDU aposta numa candidatura que alia “experiência política e autárquica, compromisso com as causas sociais e ambientais, e um profundo conhecimento da realidade local”.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Mensagem de Ano Novo do Arcebispo de Évora

No início do Ano Novo de 2026, por ocasião da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, o Ar…