O antigo presidente socialista da Câmara do Crato, António José Leitão, morreu hoje numa unidade hospitalar em Lisboa, revelou à agência Lusa o atual presidente do município, Joaquim Diogo, também eleito pelo PS.
António José Leitão, de 79 anos, foi presidente da Câmara do Crato entre 1982 e 1993.
Joaquim Diogo recordou à Lusa que António José Leitão foi “um exemplo para todo o concelho”, sustentando que o autarca foi o responsável pela distribuição do abastecimento de água e saneamento básico a todo o município.
O atual autarca do Crato recordou também que António José Leitão foi o responsável pela construção vários equipamentos públicos naquele concelho alentejano.
O ex-autarca possuía “uma memória extraordinária”, tendo também “grande aptidão” para o combate político, evocou o atual presidente da câmara.
“Foi, eventualmente, desde o 25 de Abril o presidente da câmara mais marcante”, acrescentou.
António José Leitão, que ficou também conhecido por ser o ‘pai’ da Feira de Artesanato e Gastronomia do Crato, foi o primeiro presidente da assembleia municipal daquele concelho no pós-25 de abril.
O antigo autarca desempenhou ainda funções de adjunto do Governador Civil de Portalegre durante 10 anos.
A Câmara do Crato vai decretar luto municipal durante três dias, desconhecendo-se, nesta altura, pormenores relativos às cerimónias fúnebres.
 
HYT // RRL

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos

Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro…