O incêndio que lavra hoje no concelho de Alandroal, distrito de Évora, está a ceder aos meios no terreno, apesar de continuar ativo cerca das 22:00, revelou fonte da Proteção Civil.
Fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central indicou à agência Lusa que, a essa hora, estavam ainda a combater o fogo 307 operacionais, apoiados por 108 veículos.
O adjunto de operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Bruno Borges, disse à Lusa, cerca das 19:00, que estavam a “potenciar o reforço de meios para a noite para apoiar as operações de combate”.
Bruno Borges assinalou que a ANEPC já está a fazer o levantamento dos danos provocados pelo fogo.
Também em declarações à Lusa, o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, disse que, “em Terena, os bombeiros conseguiram segurar o fogo nas traseiras de uma das ruas”.
O autarca salientou que tem ardido mato e que o fogo chegou a passar perto de montes isolados.
“Não temos habitações ardidas, só uns anexos. E não houve, até agora, nada de grave com pessoas”, sublinhou, reconhecendo que já “há muita área ardida” e o combate às chamas continua “muito complexo, devido ao vento”.
Durante a tarde, relatou o autarca, foi necessário evacuar uma fábrica situada perto de Alandroal, mas os bombeiros conseguiram evitar que o fogo chegasse à zona da unidade fabril.
O alerta para o incêndio, que lavra sobretudo em área de mato, foi dado às 09:22.
Fonte da GNR revelou à Lusa esta tarde que o motorista do camião suspeito de provocar o fogo foi identificado e constituído arguido pela Guarda.
A fonte do Comando Territorial de Évora da GNR indicou que o homem, que conduzia um pesado de mercadorias que transportava madeira, foi constituído arguido pelo crime de incêndio florestal e o caso foi comunicado ao Ministério Público.
Segundo a mesma fonte, uma peça metálica de uma das cintas do semirreboque do camião, usada para prender a madeira transportada, soltou-se e, ao bater no chão, provocou faíscas, o que terá ateado vários focos de incêndio no concelho.
Esta manhã, o presidente da Câmara de Alandroal tinha revelado à Lusa que o fogo teria tido origem no pneu de um camião, que se tinha incendiado, lançando focos de incêndio ao longo da Estrada Nacional 255 (EN255), que liga Alandroal a Reguengos de Monsaraz.
Devido ao incêndio, a circulação rodoviária foi cortada em algumas vias, continuando interrompida no troço da EN255 entre Alandroal e Santiago Maior, mas já foi restabelecida no troço da Estrada Nacional 373 (EN373) entre a sede de concelho e Juromenha, disse à Lusa fonte da GNR, às 22:00.

TCA/RRL (SM) //  RRL

Foto: João Clareu/Cantinho do Bombeiro

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

VEJA AQUI OS HORÁRIOS NO ALENTEJO! Força Aérea sobrevoa céus de Portugal Continental com votos de Feliz Ano Novo

Os aviões de caça F-16 vão sobrevoar todo o País, de Norte a Sul, “num dia de particular s…