Com o fogo a chegar perto das casas em Terena, no concelho de Alandroal, os habitantes tentam apagar as chamas como podem, enquanto a GNR retira, por precaução, pessoas das suas casas.
De máscara na cara, a presidente da Junta de Freguesia de Terena, Joselina Paiva, admite à agência Lusa que, esta tarde, “a situação descontrolou-se um bocadinho” na periferia desta vila, sobretudo, devido ao vento forte.
“O fogo já chegou perto das casas e de arrecadações que as pessoas aqui têm”, realça, precisando que as habitações que estiveram em perigo situam-se junto à estrada que liga a vila de Terena à aldeia de Hortinhas.
Apesar da aflição, frisa, a autarca diz não ter informação de nenhuma casa destruída pelas chamas.
Joselina Paiva conta que muitos populares tentaram com mangueiras ajudar os bombeiros a evitar o pior.
Com o incêndio por perto, segundo a presidente da junta, militares da GNR procuraram pessoas dentro de algumas casas e retiraram alguns moradores, por precaução, sem saber precisar quantos.
Às 19:00, indicou à Lusa uma fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central, o combate mobilizava 296 operacionais, apoiados por 96 veículos e oito meios aéreos.
O alerta para o incêndio, que lavra numa zona de mato, no concelho de Alandroal, foi dado às 09:22.
Fonte da GNR revelou à Lusa esta tarde que o motorista do camião suspeito de provocar o fogo foi identificado e constituído arguido pela Guarda.
A fonte do Comando Territorial de Évora da GNR indicou que o homem, que conduzia um pesado de mercadorias que transportava madeira, foi constituído arguido pelo crime de incêndio florestal e o caso foi comunicado ao Ministério Público.
Segundo a mesma fonte, uma peça metálica de uma das cintas do semirreboque do camião, usada para prender a madeira transportada, soltou-se e, ao bater no chão, provocou faíscas, o que terá ateado vários focos de incêndio no concelho.
Esta manhã, o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, tinha revelado à Lusa que o fogo teria tido origem no pneu de um camião, que se tinha incendiado, lançando focos de incêndio ao longo da Estrada Nacional 255 (EN255), que liga Alandroal a Reguengos de Monsaraz.
Devido ao incêndio, a circulação rodoviária foi cortada nos troços da EN255 entre Alandroal e a vila de Terena e da Estrada Nacional 373 (EN373) entre a sede de concelho e Juromenha, entre outros caminhos municipais.

SM (RRL) // RRL
Lusa

Foto: João Clareu/Cantinho do Bombeiro

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Clube de Futebol “Os Elvenses” celebra 102 anos com cerimónias comedidas em sinal de luto

O Clube de Futebol “Os Elvenses” assinala domingo, 15 de Fevereiro, o seu 102.º aniversári…