Hugo Hilário, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, recebeu ontem das mãos Chefe de Estado Maior do Exército (CEME), General Eduardo Mendes Ferrão, a Medalha D. Afonso Henriques – Mérito do Exército 1ª Classe , “distinção que visa galardoar os militares e civis, nacionais ou estrangeiros, que, no âmbito técnico-profissional, revelem elevada competência, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do exército Português”.
A imposição ocorreu no Campo da Restauração, no centro da cidade de Ponte de Sor, durante a cerimónia de outorga do Estandarte Nacional à 1ª Força Nacional Destacada / Subagrupamento, que integrará o Battlegroup Multinacional Eslováquia (MNBG SVK).

Hugo Hilário assistia na tribuna ao ato protocolar que antecede a participação de uma força nacional composta por 120 militares numa missão da NATO. Os militares portugueses vão juntar-se a um Batalhão Espanhol na operação enhanced Vigilance Activities. A missão visa reforçar a presença na Aliança Atlântica, contribuir para a dissuasão e defesa, e promover a interoperabilidade entre forças em contexto multinacional.
No decurso da cerimónia o General Eduardo Mendes Ferrão entregou a condecoração ao Presidente da Câmara, que mais tarde divulgou nas redes sociais a emoção que sentiu e o significado que atribui à distinção.
“Fiquei sem palavras… Honrado, grato, orgulhoso, feliz também, mas sem palavras. Sinto que esta homenagem não foi apenas à minha pessoa, mas sim a toda a comunidade Pontessorense”.
Hugo Hilário agradeceu “aos que me acompanham e acompanharam nos executivos que liderei, obrigado ao Exército Português!
Reforçou ainda o simbolismo e a marca indelével que lhe fica. “Um momento que fica para a história, para a minha história. Mais um dia muito feliz!
Obrigado”.




