Celebrar 75 anos é um marco extraordinário que resulta da soma de muitos fatores, que não vamos enunciar. Optamos por perspetivar o feito olhando apenas para a idade. E o que vemos? Notamos que tratando-se de uma instituição, a correspondência que possa ser feita com a cronologia de uma vida humana (o parâmetro mais óbvio) não tem comparação possível. Se é certo que na génese do surgimento de um órgão de comunicação social paira a incerteza sobre o futuro, também não deixa de ser verdade que existe a ambição de construir um projeto que sobreviva aos criadores. E já chegámos lá! No momento atual (infelizmente) no seio da equipa de produz o Linhas de Elvas, já não constam os fundadores, mas tão somente os sucessores. São 75 anos, e a substituição de gerações ocorre, a todo o vapor, com os que cá estamos agora a trabalhar e a desejar, que outras gerações nos substituam. Por isso, aos 75 anos não estamos velhos. Estamos maduros, consolidados, com alento e muitas ideias. Então pensámos: vamos puxar ainda mais para junto de nós os nossos leitores. A pretexto da belíssima idade 75, queremos convidar a nossa geração de fiéis seguidores a responder, de 15 em quinze dias, a três questões, cujas respostas são importantes para nos ajudarem a continuar a somar anos, a crescer e a ir de encontro às expetativas e à confiança que depositam em nós.

Ana Pinto von Gilsa é natural de Évora e reside, há muitos anos, em Elvas, cidade com a qual criou uma forte ligação pessoal e profissional.

Desde sempre com uma profunda ligação ao Alentejo, descobriu na confluência de culturas destas terras raianas — Elvas e Campo Maior — uma magia muito própria, feita de largos horizontes, afetos genuínos e do constante diálogo com a vizinha Espanha.

Formada na área da Comunicação, construiu a sua carreira nesta área e à qual temdedicado todo o seu percurso profissional. Desde cedo, integrou projetos de imprensa escrita e rádio, assumindo responsabilidades de direção e coordenação editorial em órgãos de comunicação regional, sempre com o objetivo de valorizar e aproximar as comunidades. A Comunicação tem sido, ao longo do seu percurso, não apenas uma profissão, um caminho feito de resiliência, curiosidade e compromisso com os valores e a ética da profissão.

Há mais de duas décadas que integra o Grupo Nabeiro – Delta Cafés, uma das maiores empresas familiares portuguesas, com sede em Campo Maior, onde tem desempenhado funções na área da comunicação corporativa e relações institucional. A experiência de trabalhar de perto com o Comendador Rui Nabeiro e com a família Nabeiro marcou de forma indelével o seu trajeto, constituindo um exemplo de liderança assente em valores humanos, de proximidade e responsabilidade social. Com ele e com a família Nabeiro, aprendeu que comunicar não é apenas falar, mas sobretudo escutar e criar pontes.

A Ana reconhece com humildade tudo o que tem aprendido na organização que considera também sua. Viu o seu percurso evoluir dentro da empresa, não apenas como profissional, mas também como pessoa, e mantém intacta a vontade de continuar a crescer, a contribuir para a mudança e para o futuro desta marca que leva o nome do Alentejo ao país e ao mundo.

Profundamente enraizada no Alentejo, onde vive com a sua família, com o seu marido e dois filhos, Ana Pinto von Gilsa, mantém a convicção de que a Comunicação pode ser um motor de desenvolvimento, capaz de reforçar o orgulho coletivo e projetar a região para novos horizontes. Com espírito de resiliência e compromisso, continua a desempenhar a sua atividade com empenho e vontade de contribuir positivamente para o crescimento do Grupo Nabeiro, para o desenvolvimento da comunidade e para o futuro do interior do país.

Para si, o seu percurso é também um testemunho que quer deixar aos seus filhos: a importância do compromisso cívico, de valorizar a tolerância e de acreditar que cada gesto, por mais pequeno que seja, pode transformar o presente e contribuir para um futuro mais solidário e inclusivo.

Este podcast conta com direcção de João Alves e Almeida, condução de Ana Maria Santos e Arlete Calais, edição de David Faroleira (Estagiário) e coordenação comercial de Ana Trigueiro Santos.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Se o seu carro é a gasolina abasteça durante o fim-de-semana porque o preço vai subir

A semana de 17 a 23 de Novembro não traz notícias favoráveis ao condutores: o preço dos co…