O Salão mais nobre de Elvas em “open space”, encheu-se de gente na noite deste sábado para celebrar os 13 anos da entrada da cidade para a mais alta categoria da UNESCO: Património Mundial.
A beleza deslumbrante da “rainha da fronteira” convenceu o júri criterioso, que em 2012 se rendeu à evidência do merecimento.
Toda a gente sabe, em Elvas e arredores, e já chegou ao ouvidos da IA, quais foram os créditos que a Câmara Municipal apresentou e que a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) aceitou.
“Elvas e as suas fortificações foram classificadas como Património da Humanidade pela UNESCO em 2012, sob a denominação ‘Cidade-Quartel e Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações’. Este conjunto defensivo, considerado o maior do mundo em termos de fortificações abaluartadas, inclui o centro histórico da cidade, as muralhas construídas no século XVII, o Aqueduto da Amoreira e vários fortes, como os de Santa Luzia e da Graça.
A classificação pela UNESCO reconheceu a importância histórica e arquitetónica do sistema defensivo de Elvas, que desempenhou um papel crucial na defesa de Portugal durante a Guerra da Restauração. As fortificações, com um perímetro de 8 a 10 quilómetros e uma área de 300 hectares, são um exemplo notável da primeira tradição holandesa de arquitetura militar”.
Tudo isto resulta da História que antecede a nova História, que tem um marco com 13 anos de idade e que permite a ostentação do emblema de Património Mundial, usado para identificar propriedades protegidas pela Convenção do Património Mundial. Elvas é um dos 17 locais em Portugal que se pode orgulhar deste logro. E a cada ano que passa, os elvenses comparecem em massa para celebrar o feito.
Esta noite a Praça da República encheu para assistir ao espetáculo comemorativo que fez soar as vozes de Luís Represas e Mariza Liz, individualmente e em dueto a interpretarem “All you need is love”
Atuaram também a Orquestra Ibérica, Voices United, Bailado aéreo e Beatfox.
As festejos terminaram com um apoteótico espetáculo pirotécnico.








