A Associação ZERO, Organização Não Governamental de Ambiente, promoveu, em 2024, o projeto AtiveLAB: Laboratórios de Ativismo Ambiental, um projeto para empoderar e apoiar ideias de alunos de escolas secundárias em distritos do interior para tornarem as suas escolas e localidades mais
sustentáveis, em que projetos submetidos a candidatura se habilitavam a ser financiados até 1.500 €.

Um grupo de alunos de 12.º ano, da Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas, coordenados pelo docente Alcides Silva, viram a sua candidatura ao projeto AtiveLab sagrar-se vencedora no distrito de Portalegre.

Deste modo, tiveram direito a um financiamento de 1.460 €, destinado a implementarem a sua ideia, a criação de uma minifloresta, seguindo a metodologia do famoso botânico japonês Akira Miyawaki.

A equipa que venceu o desafio lançado pela ZERO, foi batizada de “Os Sanchos” e é formada pelos alunos Daniel Conceição, Gabriel Adagas, Artur Almeida, David Rato, Paulo Belchior e Jonathan Mocisso, todos alunos do Curso de Ciências e Tecnologias.

Este grupo de alunos, de janeiro a maio de 2025, ao longo das tardes de quarta-feira, limparam o terreno destinado à minifloresta, fizeram a mobilização do solo, colocaram fertilizante (composto), instalaram um sistema de rega gota-a-gota, munido de um programador e, finalmente, plantaram uma variedade muito significativa de plantas, de porte herbáceo, arbustivo e arbóreo, perfazendo mais de uma centena de plantas.

Este projeto, inovador na nossa região, e intitulado “Minifloresta Akira Miyawaki na Escola”, permitiu criar num pequeno terreno, de aproximadamente 2,80 m x 19,0 m, uma pequena floresta, com grande densidade de árvores e arbustos, na sua quase totalidade autóctones.

Os objetivos que estes alunos de 12.º ano pretendem atingir com a sua minifloresta prendem-se, principalmente, com a necessidade que existia de proceder à regeneração paisagística de um espaço que tinha ficado desprovido de árvores; contribuir para o aumento da biodiversidade local; alertar os cidadãos para a necessidade imperiosa de poupar água, usando sistemas de rega mais sustentáveis, dar uso aos produtos que a minifloresta irá produzir e, finalmente, mas não menos importante, sensibilizar pessoas e/ou instituições a seguirem o exemplo deste grupo de jovens proativos, replicando estas miniflorestas noutro locais do nosso distrito.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Domingo com nuvens, mas com pouca probabilidade de chuva

Céu geralmente muito nublado, com abertas na região Sul, em especial durante a tarde. …