A geógrafa e investigadora Raquel Soeiro de Brito foi condecorada sexta-feira, dia 20 de Junho, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com o Grande-Colar da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada, numa cerimónia realizada no Palácio de Belém.

Nascida em 1925 na freguesia de Assunção, em Elvas, Raquel Soeiro de Brito destacou-se pela sua vasta carreira académica e científica, tendo integrado, em 1977, o grupo de académicos fundadores da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Para além da elaboração de mapas e gráficos, a investigadora recorria frequentemente à fotografia e ao registo em vídeo durante os seus trabalhos de campo, materiais que utilizava posteriormente em conferências, livros e artigos científicos.

Entre os marcos mais relevantes da sua carreira destaca-se a missão científica aos Açores, em 1957, para estudar a erupção do vulcão dos Capelinhos, sendo a primeira cientista a chegar ao local e a escalar a nova montanha formada na Ilha do Faial.

No plano internacional, realce para as quatro campanhas realizadas em Timor-Leste, onde aprofundou o estudo do relevo, da ocupação dos solos e da distribuição populacional da ilha.

Fotos: Rui Ochoa/Presidência da República

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Nuno Barraco
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Conhece Aimée Alves?

Projecto pioneiro criado em Elvas cruza Inteligência Artificial, identidade regional e “sl…