
Celebrar 75 anos é um marco extraordinário que resulta da soma de muitos fatores, que não vamos enunciar. Optamos por perspetivar o feito olhando apenas para a idade. E o que vemos? Notamos que tratando-se de uma instituição, a correspondência que possa ser feita com a cronologia de uma vida humana (o parâmetro mais óbvio) não tem comparação possível. Se é certo que na génese do surgimento de um órgão de comunicação social paira a incerteza sobre o futuro, também não deixa de ser verdade que existe a ambição de construir um projeto que sobreviva aos criadores. E já chegámos lá! No momento atual (infelizmente) no seio da equipa de produz o Linhas de Elvas, já não constam os fundadores, mas tão somente os sucessores. São 75 anos, e a substituição de gerações ocorre, a todo o vapor, com os que cá estamos agora a trabalhar e a desejar, que outras gerações nos substituam. Por isso, aos 75 anos não estamos velhos. Estamos maduros, consolidados, com alento e muitas ideias. Então pensámos: vamos puxar ainda mais para junto de nós os nossos leitores. A pretexto da belíssima idade 75, queremos convidar a nossa geração de fiéis seguidores a responder, de 15 em quinze dias, a três questões, cujas respostas são importantes para nos ajudarem a continuar a somar anos, a crescer e a ir de encontro às expetativas e à confiança que depositam em nós.
Hoje, dia 19 de Junho, convidamos a arquiteta Pureza Gonçalves Pereira, para o podcast “Em 75 Linhas”.
Nasceu em Lisboa, em 1980 mas viveu em Elvas até 1998. Licenciou-se em Arquitectura na Universidade Lusíada de Lisboa.
Deu início à sua actividade profissional em Lisboa. Em 2006, regressou a Elvas para trabalhar durante quatro anos em Badajoz, num gabinete de arquitectura. É membro da Ordem dos Arquitectos e do Colégio Oficial de Arquitectos da Extremadura e de Madrid.
No ano de 2011 co-fundou o atelier Espaçus, arquitectos e associados.
Perita qualificada do Sistema de Certificação Energética desde 2011, já certificou cerca de 1300 imóveis.
Tirou especializações em Térmica e Acústica, estando habilitada para elaborar estes dois projectos de especialidades. Tem também formação em segurança contra incêndios, em reabilitação de edifícios, em medições, orçamentos e caderno de encargos e em empreendedorismo e criação de negócios.
Foi convidada pela Ordem dos Arquitectos, secção Regional do Alentejo, para uma tertúlia sobre a profissão, em outubro de 2022.
Exerce nos vários ramos da arquitectura, com especial interesse na área da reabilitação de edificação. É casada e mãe de dois filhos.
Considera-se uma verdadeira apaixonada pela família, pela profissão, pelo património e pela região.
A relação que tem com o jornal Linhas de Elvas bem como quais são as suas preocupações sobre a região são temas que iremos abordar nos próximos minutos.

Este podcast conta com direcção de João Alves e Almeida, condução de Ana Maria Santos e Arlete Calais, edição de David Faroleira ( Estagiário) e coordenação comercial de Ana Trigueiro Santos
