O Centro de Saúde de Monforte recebeu 48 crianças entre os 3 e os 6 anos, do ensino pré-escolar do Agrupamento de Escolas João Maria Carriço e da creche da Santa Casa da Misericórdia de Monforte, para participarem em atividades no âmbito do projeto ULS Amiga das Crianças, assinalando o Dia Mundial da Criança.

A equipa de enfermagem da UCC e da UCSP promoveu três sessões de cerca de 70 minutos, com o objetivo de reduzir o medo das crianças em relação ao ambiente de saúde e à “bata branca”, criando um espaço acolhedor e humanizado. Os meninos e meninas brincaram ao “faz de conta”, assumindo o papel de profissionais de saúde ao cuidarem dos seus bonecos em simulações de consultas, tratamentos e vacinação. Foram também abordados temas como vacinação, higiene das mãos e hábitos de vida saudáveis, com linguagem adaptada à idade dos pequenos.

Como lembrança, todas as crianças deixaram a marca das suas mãos pintadas nas paredes da sala de saúde infantil.

A atividade contou com a colaboração de duas alunas de enfermagem da Escola Superior de Saúde do IPP e com o apoio do Município de Monforte. As educadoras avaliaram positivamente a iniciativa, destacando o seu contributo para o desenvolvimento infantil.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos

Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro…