A Guarda Nacional Republicana (GNR) realiza entre 12 de Junho e 15 de Setembro, a operação “Verão Seguro 2025”, com ações de patrulhamento, fiscalização e apoio para reforçar a segurança de cidadãos nacionais e estrangeiros durante o Verão.
A força de Segurança anunciou o incremento da sua presença e ação policial “com particular ênfase na adoção das medidas de reforço das condições de segurança dos cidadãos nacionais e estrangeiros, nos locais de veraneio, nos eventos, nos estabelecimentos e locais de diversão noturna, nos principais eixos rodoviários, nas fronteiras, nas suas residências e ainda direcionadas para a proteção da natureza e do ambiente, com o objetivo de garantir a segurança, a ordem e a tranquilidade públicas em todo o território nacional”.
A ação está ajustada à expetativa de “uma crescente afluência de pessoas nas zonas turísticas da área de responsabilidade territorial da Guarda, registando-se assim um aumento substancial de população flutuante, nacional e estrangeira, a qual requer da GNR um esforço acrescido para garantir a sua segurança e dos seus bens, bem como a tranquilidade pública. Em consequência disto, esta época caracteriza-se ainda por uma diminuição da população nas áreas de residência habitual, o que faz com que algumas habitações fiquem desabitadas durante períodos de tempo prolongados, pelo que importa prevenir a ocorrência da criminalidade associada”, detalhou a GNR.
Para dar a cobertura ao plano de acompanhamento e vigilância a Guarda Nacional Republicana estabeleceu principais vetores de atuação:
- Vigilância costeira e em praias;
- Segurança em eventos, festas populares e locais de diversão noturna;
- Fiscalização rodoviária nos principais eixos e zonas de maior sinistralidade;
- Policiamento de proximidade em zonas residenciais, promovendo o programa “Verão Seguro – Chave Direta”;
- Prevenção de incêndios rurais e proteção ambiental;
- Fiscalização de cidadãos estrangeiros em contextos laborais sazonais para evitar práticas irregulares.
A operação conta ainda com patrulhas conjuntas internacionais com forças de segurança de Espanha, França e Itália, reforçando o apoio e acolhimento a turistas estrangeiros.
O objetivo global é garantir segurança, ordem e tranquilidade pública em todo o território nacional durante a época estival.

