Entre os dias 15 e 18 de Junho, Portugal continental estará sob a influência combinada de um anticiclone a sul das Ilhas Britânicas e de um vale depressionário que se estende desde o norte de África até à Península Ibérica, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Esta configuração meteorológica potencia o transporte de massas de ar tropicais provenientes do sul da Península Ibérica e do norte de África, o que irá acusar numa subida significativa da temperatura máxima, especialmente nos dias 15 e 16, com os valores elevados a manterem-se, com pequenas variações, até ao dia 18. Esta situação, embora notável, não é considerada anómala para esta altura do ano.

As temperaturas máximas vão oscilar, na maior parte« do território, entre os 33 °C e os 40 °C, com valores ligeiramente inferiores nas zonas costeiras, devido ao efeito moderador do mar e à entrada da brisa marítima durante a tarde. As regiões mais quentes serão, previsivelmente, o Vale do Tejo, a Beira Baixa e o interior sul.

Os modelos meteorológicos mais recentes, referentes ao dia de ontem, 11 de Junho, apontam para a possibilidade de prolongamento da situação de calor até dia 19, sobretudo nas regiões do interior.

Prevê-se também uma subida das temperaturas mínimas nos dias 16 e 17, podendo ocorrer noites tropicais, com mínimas acima de 20 °C em grande parte do território continental.

Adicionalmente, é provável a ocorrência de um novo episódio de poeiras em suspensão provenientes do norte de África, o que poderá afetar a qualidade do ar.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Praticamente lotado! Distrito de Portalegre com hotelaria em alta na Passagem de Ano

De acordo com José Manuel Santos, presidente da ERT, Entidade Regional de Turismo do Alent…