Os concelhos de Vila Viçosa e Borba recebem, de 12 a 17 de Junho, o Congresso Internacional “Portugal Restaurado”. Organizado pelo Centro de Estudos CECHAP, com o apoio de diversas entidades científicas e culturais, o simpósio celebra os 360 anos da Batalha de Montes Claros (1665), um episódio decisivo na Guerra da Restauração.

A sessão de abertura terá lugar no Cineteatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa, a partir das 10h00 da próxima quinta-feira, dia 12, reunindo investigadores, académicos e especialistas nacionais e internacionais que vão debater o impacto político, militar, cultural e patrimonial do período da Restauração da Independência de Portugal,  entre 1640 e 1668.

O programa inclui a apresentação de conferências e painéis temáticos, uma exposição dedicada à Batalha de Montes Claros e atividades culturais, com destaque para visitas guiadas, passeios e provas de vinhos da região.

A organização adiantou que o  congresso “pretende não só promover o conhecimento histórico como também valorizar o património cultural da região do Alentejo, particularmente na chamada Zona dos Mármores, onde ocorreram episódios marcantes da História de Portugal”.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia em: https://portugalrestauradocongresso.weebly.com

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos

Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro…