Luís Filipe Barreira, Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, visitou a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejo. Durante a deslocação, o responsável máximo por esta classe profissional assistiu à apresentação de um protocolo de Enfermagem Avançada, que permite aos enfermeiros Especialistas em Saúde Materna e Obstétrica (EESMO) assumir o acompanhamento autónomo de grávidas de baixo risco, desde os Cuidados de Saúde Primários até ao período pós-parto.
A ULSAALE atribui grande importância a esta visita e entende que “simboliza o compromisso contínuo com a inovação e a excelência nos cuidados de saúde materna e obstétrica na Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo”.
Este novo modelo integrado foi implementado em Setembro de 2024 e tem como propósito assegurar:
– Monitorização contínua, através do acompanhamento da gestante ao longo de toda a gravidez;
– Identificação precoce de riscos, mediante a deteção antecipada de possíveis complicações;
-Promover o parto humanizado, garantindo a existência de um ambiente seguro e acolhedor para a parturiente e o recém-nascido;
– Apoio no pós-parto, proporcionando assistência durante o período puerperal, de forma a promover a recuperação e o bem-estar da mãe e do bebé.
Já há resultados visíveis que comprovam a eficácia deste protocolo, nomeadamente, a redução das taxas de cesariana, com o consequente incentivo ao parto natural espontâneo; um aumento da satisfação por parte das utentes, que expressaram agrado na experiência do parto; e uma clara otimização de recursos ao nível da gestão dos profissionais de saúde e das infraestruturas existentes.
Empenhada em promover e melhorar a qualidade dos cuidados prestados ao nível da saúde materna e infantil, a ULS ALTO ALENTEJO “reafirma o seu compromisso com a qualidade e a humanização dos cuidados, trabalhando em estreita colaboração com a Ordem dos Enfermeiros para promover a saúde materna e infantil na região do Alto Alentejo”.

