Na sequência de um processo de investigação por violência doméstica, o Comando Territorial de Évora da Guarda Nacional Republicana, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), deteve um homem de 39 anos por violência doméstica no concelho do Alandroal.
Os militares da Guarda efetuaram diligências policiais que revelaram que o agressor exercia violência psicológica, física e ameaças contra a vítima, sua companheira de 38 anos. Da intervenção resultou a detenção do indivíduo.
Após presença no Tribunal Judicial do Redondo, foi-lhe aplicada a medida de coação de prisão preventiva, que poderá vir a ser substituída pela obrigação de permanência na habitação, com recurso a vigilância eletrónica a efetuar pela Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), cumulada com a proibição de contactos, por qualquer meio, com a vítima.
Perante mais um caso de violência doméstica a GNR volta a lembrar que se trata de um crime público e como tal, de uma responsabilidade coletiva, sendo um dever de cidadania denunciar.
A Guarda Nacional Republicana realiza regularmente campanhas e ações de sensibilização sobre este tema e relembra que, se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica, deve participar:
- No Portal Queixa Eletrónica, em https://queixaselectronicas.mai.gov.pt;
- Via telefónica, através do número europeu de emergência 112;
- No Posto da GNR mais próximo à sua área de residência, tendo os contactos sempre à mão em www.gnr.pt/contactos.aspx;
- Na aplicação App MAI112 disponível e destinada exclusivamente aos cidadãos surdos, em http://www.112.pt/Paginas/Home.aspx;
- Na aplicação SMS Segurança, direcionada a pessoas surdas em www.gnr.pt/MVC_GNR/Home/SmsSeguranca.

