Amanhã, 31 de Maio, o concelho de Alandroal protagoniza  uma dupla celebração: a inauguração da requalificação da Fortaleza da Juromenha, com o surgimento de um novo Centro Interpretativo, e o arranque oficial do projeto 5G.RURAL, que torna o município o primeiro do país a receber esta transformação digital.

O projeto 5G.RURAL é uma inovação tecnológica que pretende implementar uma rede de comunicações  de última geração em territórios rurais, promovendo inclusão digital, coesão territorial e desenvolvimento económico. A primeira antena é inaugurada neste dia histórico para o concelho, e vai possibilitar o acesso a serviços inteligentes nas áreas de saúde, educação, turismo, agricultura, arte e cultura. A NOS é o primeiro operador a aderir ao modelo de infraestrutura “Neutral Host”.

Há um programa cultural neste dia tão importante para Alandroal que inclui um Concerto-Palestra do maestro Martim Sousa Tavares, transmitido em tempo real via 5G para a aldeia de Pias. Realiza-se também a iniciativa “Sons do Rio”, que conta com um intervenção artística de Mário Lopes inspirada no Guadiana. É ainda feito  o lançamento da primeira Carrinha Itinerante da Cultura dst, que levará arte e cultura às aldeias do concelho.

A requalificação da Fortaleza da Juromenha, integrada no Programa Revive, visa preservar o património e potenciar o turismo. O novo Centro Interpretativo, com recurso a 5G e realidade aumentada, oferece uma experiência interativa e imersiva aos visitantes.

O presidente Câmara, João Grilo, já qualificou a ocasião como um “momento histórico” que junta tecnologia e preservação do património, projetando o Alandroal como “um concelho de passado, presente e futuro”.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

VEJA AQUI OS HORÁRIOS NO ALENTEJO! Força Aérea sobrevoa céus de Portugal Continental com votos de Feliz Ano Novo

Os aviões de caça F-16 vão sobrevoar todo o País, de Norte a Sul, “num dia de particular s…