Um homem de 45 anos suspeito de crimes de violência doméstica contra os pais e de ameaça agravada contra a irmã e o cunhado, em Viana do Alentejo, ficou em prisão preventiva, revelou hoje o Ministério Público (MP).
Em comunicado publicado na página de Internet da Procuradoria-Geral Regional de Évora, o Ministério Público indicou que, na sequência da emissão de mandados de detenção fora de flagrante delito, o MP apresentou hoje a primeiro interrogatório judicial o suspeito da prática de crimes de violência doméstica em Viana do Alentejo, no distrito de Évora.
 O arguido, segundo o comunicado, é “indiciado, como reincidente, pela prática de dois crimes de violência doméstica de que foram vítimas os pais”, de 83 e 74 anos, e ainda de “dois crimes de ameaça agravada, de que foram vítimas a irmão e o cunhado”.
O homem, de acordo com o MP, está “fortemente indiciado que, para satisfazer hábitos aditivos (consumo de álcool e drogas) – mesmo depois de ter sido condenado, em 2016, inclusive com cumprimento efetivo de pena de prisão de três anos e nove meses (inicialmente suspensa na execução e posteriormente revogada em 2020), pela prática do mesmo crime contra os seus pais”.
“O arguido, depois de ser restituído à liberdade, voltou à prática de maus-tratos, psíquicos e psicológicos, e também contra o respetivo património das vítimas, causando-lhes forte receio na sua integridade física e vida”, adiantou o MP.
Segundo o comunicado, os factos ocorreram em Viana do Alentejo “no período compreendido entre dezembro de 2024 e maio de 2025, inclusive, ameaçando de morte a sua irmã e o marido desta”.
O MP acrescentou ainda que “realizado o interrogatório e verificados os perigos de perturbação do inquérito e de continuação da atividade criminosa, o Ministério Público promoveu aplicação da medida de coação de prisão preventiva, a qual mereceu a concordância do juiz de instrução criminal”.
As investigações prosseguem sob a direção do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Évora (2.ª Secção especializada) com a coadjuvação da GNR de Viana do Alentejo.
TCA // RBF

Atrás das grades
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos

Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro…