Luís Loures, presidente do Instituto Politécnico de Portalegre e vice-presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), foi reeleito para um novo mandato de dois anos no Conselho Executivo da European Association of Institutions in Higher Education (EURASHE), a associação que representa, a nível europeu, as instituições de ensino superior politécnico e profissional.
A reeleição ocorreu hoje no decurso da Assembleia Geral da EURASHE, realizada em Portalegre, antecedendo a 34.ª Conferência Anual da organização, que decorre até amanhã na capital do Alto Alentejo. O encontro tem como tema central “Lugar, Conhecimento, Competências: Universidades de Ciências Aplicadas impulsionam a competitividade regional” e junta dirigentes de instituições de ensino superior e decisores políticos para debater os desafios atuais do setor.

O CCISP congratulou-se com a continuidade de Luís Loures na estrutura da EURASHE, sublinhando que esta eleição “fortalece o posicionamento dos politécnicos portugueses no contexto europeu” e valida os esforços de internacionalização desenvolvidos pelo Conselho. Estas iniciativas têm apostado na valorização da investigação, na transição digital e na promoção da economia verde, com especial atenção à captação de talento para Portugal, incluindo países de língua portuguesa, o
Luís Loures entende que esta reeleição traduz “uma renovação do voto de confiança depositado há dois anos” e “um reconhecimento do trabalho do CCISP e das instituições portuguesas na promoção internacional do Ensino Superior Politécnico”.
A EURASHE, fundada em 1990 na cidade grega de Patras, tem como missão destacar a relevância do ensino superior profissional e politécnico enquanto via académica de excelência e motor de desenvolvimento regional.

