Ao longo de 2025, o Alentejo é o epicentro das celebrações em torno da cultura do vinho, com uma programação diversificada que envolve cinco municípios da região: Alandroal, Borba, Estremoz, Redondo e Vila Viçosa.

Sob o mote “Vinhos da Serra d’Ossa – Identidade e Futuro: Marcas que deixam História!”, estes concelhos promovem, em conjunto, um roteiro de experiências que celebram o vinho como património comum e motor de desenvolvimento local.

Com o título de Cidade do Vinho 2025, esta iniciativa assume um carácter regional e integra eventos ao longo de todo o ano, destacando a riqueza e diversidade da cultura vínica alentejana nas suas várias dimensões: económica, social, paisagística, gastronómica e patrimonial.

A programação completa já está disponível no novo site oficial, onde se pode consultar todos os eventos, locais e experiências para residentes e visitantes.

Do calendário destacam-se, já em Maio, três eventos: o Marquês de Borba Fest, a 17 de Maio, em Estremoz, com vinhos de referência, comida da região e música dos Capitão Fausto e Bandidos do Cante; “Um Dia em São Miguel”, a 31 de Maio, na Herdade de São Miguel, da Casa Relvas (Redondo), com experiências de enoturismo, provas comentadas de vinhos e azeite, showcooking com produtos regionais, demonstrações culturais, jogos tradicionais, artesanato local e música ao vivo; e o Regenerative Wine Fest, a 31 de Maio, na Herdade das Servas (Estremoz), com produtores, apresentação de novas práticas sustentáveis e uma programação renovada. O festival aposta ainda nos produtos regenerativos e em métodos de produção conscientes, destacando o papel do vinho na regeneração dos solos, das comunidades e do território.

Há ainda muito mais para explorar. Durante este ano, a Cidade do Vinho conta também com o Congresso História e Património Vitivinícola do Alentejo, em Borba, a realizar-se em Junho, o Festival Fora da Casca, em Julho, no Município de Alandroal, as Festas dos Capuchos, em Vila Viçosa, a acontecer em Setembro, ou ainda a Festa do Vinho e da Vinha, em Borba, planeada para Novembro. Um cartaz que reflecte a cultura gastronómica e vínica do País com duração até Dezembro.

A iniciativa Cidade do Vinho 2025 afirma-se, assim, como um projecto colectivo que valoriza a identidade e o futuro do vinho alentejano, reforçando os laços entre territórios e a sua história partilhada em torno da Serra d’Ossa.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

CDU apresentou listas aos órgãos autárquicos de Elvas

A CDU - Coligação Democrática Unitária (PCP-PEV) de Elvas apresentou, ao final da tarde de…