A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo), representada pela vice-presidente  Carmen Carvalheira, apresenta-se a partir de hoje e até domingo, dia 11, na EXPO OSAKA com  o melhor que a região tem para mostrar. Fortemente apostada em dar nas vistas, a delegação alentejana prima pela diversidade e autenticidade da sua programação cultural, que reflete uma estratégia de diplomacia cultural e cooperação internacional.

A presença alentejana aposta na valorização dos laços históricos entre o Alentejo e o Japão, que remontam à Missão Tensho do século XVI. A programação cultural, organizada em torno do eixo “passado, presente e futuro”, inclui a exibição dos biombos Namban e outros elementos associados à histórica missão japonesa, além de manifestações do património cultural imaterial do Alentejo classificado pela UNESCO — como o Cante Alentejano, os Bonecos de Estremoz, os Chocalhos de Alcáçovas e as Festas do Povo de Campo Maior.

Entre os momentos altos do evento está o concerto de António Zambujo, acompanhado pelo Rancho de Cantadores da Aldeia Nova de São Bento, num espetáculo que celebra a fusão entre tradição e contemporaneidade.

A representação regional conta com uma vasta rede de parceiros, incluindo os municípios de Évora, Estremoz, Campo Maior, Vila Viçosa e Viana do Alentejo, bem como a CIMBAL, ERTA, ARPTA, ADRAL, Associação Évora 2027, Universidade de Évora, Biblioteca Nacional de Portugal/Biblioteca Pública de Évora e outras instituições culturais e académicas da região.

Em simultâneo com a presença em Osaka, é inaugurada hoje,  9 de Maio, na Biblioteca Pública de Évora, a exposição “EXPO OSAKA NO ALENTEJO”, que estará patente até 13 de outubro. A mostra apresenta réplicas dos Papéis do Biombo de Évora, peças históricas produzidas na região de Osaka entre 1583 e 1587.

Através desta participação, a CCDR Alentejo reforça o seu papel na promoção internacional do território, afirmando a identidade cultural do Alentejo num contexto global.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Alunos da Universidade Sénior de São Vicente e Santa Eulália foram celebrar o São Martinho a Estremoz

Os alunos da disciplina de Música da Universidade Sénior de São Vicente e Santa Eulália ce…