Hoje, domingo, 4 de Maio, assinala-se o Dia Internacional do Bombeiro, uma data de profundo simbolismo dedicada a todos os homens e mulheres que servem com coragem e espírito de missão, muitas vezes em condições extremas, para proteger vidas e comunidades.

A efeméride foi instituída em 1999, em memória de cinco Bombeiros australianos que perderam a vida durante o combate a incêndios florestais. Desde então, este dia tornou-se um tributo mundial a todos os Bombeiros que faleceram no cumprimento da sua missão de socorro.

O dia coincide com a celebração de São Floriano, Santo Padroeiro dos Bombeiros, reconhecido como símbolo de proteção e coragem.

O símbolo do Dia Internacional do Bombeiro é representado por uma fita azul e vermelha – o vermelho representa o fogo, o azul simboliza a água. As duas cores são, mundialmente, associadas aos serviços de emergência e de salvamento.

“Neste dia tão importante”, a Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e o Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais reafirmam “a gratidão, respeito e solidariedade para com todos os Bombeiros – os que estão hoje na linha da frente e os que, no cumprimento do dever, perderam a vida”.

“Pela coragem, pelo sacrifício e pelo serviço à população, a todos os Bombeiros, o nosso eterno obrigado”, escreve a Direção Nacional dos Bombeiros num reconhecimento que se estende também em nome de toda a população. Obrigado!

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Elvas: Crianças aprenderam a fazer máscaras com ligadura de gesso

O Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires dinamizou, na manhã de sá…