Hoje, domingo, 4 de Maio, assinala-se o Dia Internacional do Bombeiro, uma data de profundo simbolismo dedicada a todos os homens e mulheres que servem com coragem e espírito de missão, muitas vezes em condições extremas, para proteger vidas e comunidades.

A efeméride foi instituída em 1999, em memória de cinco Bombeiros australianos que perderam a vida durante o combate a incêndios florestais. Desde então, este dia tornou-se um tributo mundial a todos os Bombeiros que faleceram no cumprimento da sua missão de socorro.

O dia coincide com a celebração de São Floriano, Santo Padroeiro dos Bombeiros, reconhecido como símbolo de proteção e coragem.

O símbolo do Dia Internacional do Bombeiro é representado por uma fita azul e vermelha – o vermelho representa o fogo, o azul simboliza a água. As duas cores são, mundialmente, associadas aos serviços de emergência e de salvamento.

“Neste dia tão importante”, a Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e o Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais reafirmam “a gratidão, respeito e solidariedade para com todos os Bombeiros – os que estão hoje na linha da frente e os que, no cumprimento do dever, perderam a vida”.

“Pela coragem, pelo sacrifício e pelo serviço à população, a todos os Bombeiros, o nosso eterno obrigado”, escreve a Direção Nacional dos Bombeiros num reconhecimento que se estende também em nome de toda a população. Obrigado!

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos

Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro…