Os fenómenos extremos de ventos fortes que atingiram ontem Beja e Degoloados foram dois tornados, com vento máximo entre os 118 e 148 quilómetros por hora, confirmou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
“Pela análise da documentação disponível e natureza dos danos produzidos, foi possível qualificar ambos os fenómenos como tornado”, frisou o IPMA, em comunicado.
O primeiro evento ocorreu pelas 08:10 na zona de Porto Peles, em Beja, enquanto o segundo registou-se pelas 13:00 em Degolados, Campo Maior, no distrito de Portalegre, indicou também.
Ainda segundo o IPMA, os tornados podem ter alcançado uma intensidade de F1/T2 (escala clássica de Fujita/escala de Torro), correspondendo a vento máximo instantâneo compreendido entre 118 e 148 quilómetros por hora.
Entre os danos, foram afetados telhados de habitações, postes de eletricidades e árvores, referiu o instituto.
Fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo tinha adiantado à Lusa que o fenómeno extremo de vento tinha provocado danos em casas, barracões, um campo de futebol, postos de eletricidade e queda de árvores em Campo Maior.
A mesma fonte acrescentou que uma pessoa foi assistida no local.
O fenómeno ocorrido perto de Beja arrancou árvores, causou danos em casas e num automóvel e a queda de um muro, sem provocar feridos ou desalojados, de acordo com o presidente da câmara municipal.
 
DMC (HYT/RRL/SM) // RBF

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos

Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro…