O Padre António Marques dos Santos, de 93 anos, residiu no Seminário de S. José, Casa Sacerdotal, em Vila Viçosa, e estava agora hospitalizado no Hospital do Espírito Santo, em Évora.
“Partiu para a Casa do Pai na madrugada deste dia 30 de abril”, nesta quarta-feira.
O Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, em nome pessoal e da Arquidiocese, apresenta “sentidas condolências à sua extremosa família”:
“Com gratidão pelo dom da sua vida e do seu ministério sacerdotal, entregamos a alma do P. António Marques dos Santos ao infinito amor misericordioso de Deus”.
António Marques dos Santos nasceu a 1 de novembro de 1931, em Beduído, concelho de Estarreja.
Frequentou o Seminário de Évora, tendo sido ordenado presbítero a 21 de Agosto de 1955 por D. Manuel Trindade Salgueiro, na Capela do Mitelo (Lisboa).
A 26 de Setembro de 1955, foi nomeado Coadjutor de Vendas Novas.
Quatro anos depois, a 24 de setembro de 1959, assumiu a Paróquia de Barbacena, no concelho de Elvas.
Em 22 de Outubro de 1966, tornou-se pároco de Cano (concelho de Sousel) e de Santa Vitória do Ameixial (concelho de Estremoz).
A 20 de Setembro de 1982, é nomeado Pároco de Terena, Santiago Maior, Montes Juntos e Juromenha. A 10 de Janeiro de 1983, foi nomeado Capelão da Misericórdia do Alandroal.
No dia 15 de agosto de 1993, é nomeado Pároco in solidum da Paróquia de Rio de Moinhos.
Três anos depois, foi nomeado Pároco “in solidum” moderador de Borba (Matriz e S. Bartolomeu), Orada e Rio de Moinhos com os Padres Salvador e Carlos Antunes de Melo.
As exéquias do Padre António Marques dos Santos, o velório, decorre no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa.
Nesta quinta-feira, 1 de Maio, às 10,30h, o Arcebispo de Évora presidirá à Missa de corpo presente, na mesma Igreja, sendo que o funeral seguirá depois para o cemitério de Vila Viçosa, onde será sepultado.


