O Sábado de Aleluia é o dia que antecede o Domingo de Páscoa. É um momento de grande significado religioso para os cristãos, marcando a espera pela ressurreição de Jesus Cristo. Em algumas tradições cristãs, o sábado de aleluia é um dia de jejum e oração, enquanto em outras é um dia de celebração.

É o caso de Terrugem, onde a alegria da Ressurreição de Jesus explode à meia noite de Sábado para Domingo de Páscoa, dando cumprimento a uma tradição de muitas gerações. Às 00h00 de Domingo a população, munida de chocalhos, concentra-se em frente à Igreja Paroquial para depois percorrer em grupo as várias artérias da localidade com o intuito de recolher os rebuçados arremessados pelos estabelecimentos comerciais e instituições aderentes à iniciativa.

O momento tão aguardado acontece na próxima noite e vai ser celebrado madrugada fora. Depois do ritual nas ruas há uma festa no Pavilhão Multiusos, partir da 1h00, com animação do DJ Miguel Morais. 

A poucos quilómetros de Terrugem, há uma outra tradição peculiar que tem a nota comum da orquestra de chocalhos. Em Castelo de Vide, após a missa do Sábado de Aleluia, a população percorre as ruas tocando campainhas e chocalhos, acompanhada por uma banda filarmónica. Esta celebração simboliza também a alegria da Ressurreição e é uma das manifestações culturais mais vivas da região.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Alunos da Universidade Sénior de São Vicente e Santa Eulália foram celebrar o São Martinho a Estremoz

Os alunos da disciplina de Música da Universidade Sénior de São Vicente e Santa Eulália ce…