O mais relevante debate nacional sobre o setor Olivícola e Oleícola está de volta para a 8ª edição, que este ano terá lugar em Campo Maior, no Centro Cultural da vila, dias 22 e 23 de Maio.

A 8ª edição do Congresso Nacional do Azeite é organizada pelo Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL), em parceria com a Câmara Municipal de Campo Maior, no âmbito da Feira Nacional de Olivicultura.

O Congresso Nacional do Azeite 2025, que tem como tema principal os “Novos desafios para o Setor”, contará com quatro painéis nos quais participarão mais de 30 oradores nacionais e internacionais em torno do debate sobre: Novos Desafios do Setor; ESG no Setor Olivícola/Oleícola; Identidade do Azeite Português: Marca & Origem; e  O Caminho do Azeite na Alta Cozinha.

Esta é uma iniciativa que tem como objetivo dinamizar o sector Olivícola e Oleícola Nacional enquanto fórum de debate, ponto de encontro para os profissionais do sector e de partilha de informação privilegiando sobretudo a divulgação de informação técnica. 

A 8ª edição do Congresso Nacional do Azeite, que terá lugar pela primeira vez desde a sua criação em Campo Maior,  acontece num momento particularmente desafiante para o setor com a emergência das tarifas de Trump e quando se espera que a produção nacional de azeite (campanha 2024-2025) venha a alcançar o segundo melhor resultado de sempre e cresça até às cerca de 190 mil toneladas (150 mil toneladas campanha 2023-2024), depois de Portugal, o sexto maior produtor de azeite do mundo e o terceiro maior exportador da Europa, ter sido reconhecido na campanha anterior como o país que produz o azeite com maior qualidade a nível mundial e ultrapassado a barreira dos mil Milhões de Euros em exportações no final de 2023. 

O Congresso Nacional do Azeite é uma iniciativa integrada no Projeto “Da Oliveira à Mesa” que é cofinanciada por fundos comunitários e nacionais através do PDR2020.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos

Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro…