O Salão Nobre dos Paços do Concelho do Município de Marvão recebeu, na passada quinta-feira, dia 10 de Abril, a reunião ordinária do Conselho Intermunicipal da CIMAA.

Na ocasião, os autarcas aprovaram os estatutos e o acordo para a integração desta comunidade no Agrupamento Europeu de Interesse Económico (AEIE), entre Portugal e Espanha.

Complementar ao Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Alentejo-Extremadura, este agrupamento é constituído pela CIMAA, pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), pela Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), pela Diputación de Badajoz e pela Diputación de Cáceres.

Enquanto o AECT se constitui como um instrumento de cooperação entre entidades públicas para promover o desenvolvimento do território e realizar projectos conjuntos, o AEIE permitirá a articulação de uma rede estável de empresas de ambos os lados da fronteira, que partilham interesses e capacidades para gerar actividade económica, emprego e investimento nas zonas interiores de ambas as regiões.

No âmbito da educação e da cultura foram aprovadas as aberturas de procedimentos com vista à implementação do programa PISA for Schools na Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo e também de duas acções estratégicas fundamentais para a promoção da educação artística e cultural na região: o Programa Artista Residente e a Mochila Cultural. Estas medidas visam aproximar os alunos das artes, valorizando o património cultural local e reforçando a ligação entre escola e comunidade.

Os autarcas aprovaram ainda a submissão da candidatura intermunicipal ao Projecto SENIOR + “Inovação em cuidados assistidos e envelhecimento activo no ambiente rural transfronteiriço – INTERREG POCTEP”. O seu objectivo passa pela criação de “Smarthaus Villages” rurais como laboratórios para inovação de serviços de saúde e assistência que promovam o envelhecimento activo.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Xadrez português em missa pela alma de Maria Inês, jovem de Estremoz

Maria Inês Oliveira Caeiro, de 29 anos, natural de Estremoz, destacou-se no xadrez a nível…