O BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável elegeu os novos órgãos sociais para o triénio 2025-2028. A lista vencedora, “Por uma nova Natureza Empresarial – Liderar a Transformação”, é liderada por Rita Nabeiro, administradora executiva do Grupo Nabeiro e CEO da Adega Mayor.

Rita Nabeiro, agora eleita presidente do BCSD Portugal, iniciou a sua carreira na Delta Cafés, tendo posteriormente assumido a criação e consolidação da Adega Mayor como marca de referência no sector vinícola nacional, onde tem promovido práticas ambientais responsáveis, desde métodos sustentáveis de agricultura à preservação da biodiversidade.

Sob a sua liderança, a marca já conquistou mais de 400 prémios nacionais e internacionais.

Como administradora executiva do Grupo Nabeiro, lidera as áreas de Sustentabilidade e Propósito e de Pessoas, Cultura e Desenvolvimento. Desde 2023 preside também a Associação Coração Delta.

Entre outras distinções, recebeu o Prémio Mulher Empreendedora da ANJE e foi convidada pela Presidência da República a integrar o “Grupo de Reflexão sobre o Futuro de Portugal”, entre 2018 e 2022.

Rita Nabeiro assume a presidência da Direcção do BCSD Portugal, destacando os maiores desafios para o mandato: “A convergência das crises climática, social, económica e geopolítica está a transformar profundamente o papel das empresas na sociedade. Exige-se liderança, compromisso e coragem. Precisamos de uma sociedade civil mobilizada e de uma comunidade empresarial unida, consciente do seu impacto e determinada a ser parte da solução. O BCSD Portugal tem um contributo considerável a dar nesta jornada, uma jornada que já lidera há alguns anos, mas onde, fruto dos desafios que o mundo enfrenta, há ainda muito por fazer”.

A presidente do BCSD Portugal alerta para a necessidade de afirmar as conquistas da sustentabilidade: “Se o greenwashing era uma preocupação, começamos a enfrentar o fenómeno do greenhushing – o receio de se comunicar acções sustentáveis por medo de críticas ou escrutínio provenientes, em grande parte e como sabemos, da nova administração norte-americana. Continua, por isso, a ser essencial reafirmar a sustentabilidade como motor de inovação, coesão social e progresso económico”.

Por outro lado, também o retrocesso preocupante em políticas de Diversidade, Equidade e Inclusão deve implicar o reafirmar desta dimensão para que iniciativas que foram construídas com esforço e sentido de justiça, não sejam desvalorizadas, postas em causa ou desmanteladas.

A presidente do BCSD Portugal sublinha ainda que “o verdadeiro progresso só se alcança quando a prosperidade económica caminha lado a lado com a justiça social e o respeito pelos limites do planeta”.

O programa da nova Direção do BCSD Portugal apresenta uma visão ambiciosa para um futuro mais sustentável, estruturada em três eixos estratégicos: “Capacitação e Conhecimento para a Transformação”, “Influência Estratégica e Compromisso com o Futuro” e “Inovação e Colaboração para um Impacto Positivo”.

O objectivo é ajudar as empresas na integração dos critérios ESG através de conhecimento, com ferramentas práticas e com uma rede de inspiração e partilha, reforçar o posicionamento do BCSD Portugal como interlocutor estratégico junto dos decisores políticos, reguladores e sociedade civil, para políticas públicas alinhadas com os desafios do presente e do futuro, e explorar o potencial da inteligência artificial ao serviço da sustentabilidade.

“A nova Direção pretende ainda reforçar o papel institucional do BCSD Portugal como uma voz de referência na sustentabilidade corporativa, mais próxima dos associados, promovendo a partilha activa de conhecimento e criando pontes entre empresas. Um parceiro de excelência na definição de políticas públicas e na promoção da inovação, que aposta numa comunicação mais estratégica e mobilizadora, que ajude a tornar a complexidade da sustentabilidade acessível, clara e inspiradora para todos os públicos”, refere Rita Nabeiro.

“O grande objectivo é reforçar o propósito colectivo de construção de um novo modelo económico, mais regenerativo, mais equitativo, mais resiliente”, conclui.

Órgãos Sociais BCSD Portugal 2025-2028

Direcção

Presidente: Rita Nabeiro (Administradora Executiva do Grupo Nabeiro e CEO da Adega Mayor)

Vice-presidente: António Pires de Lima (Presidente da Comissão Executiva da Brisa)

Vice-presidente: Jorge de Melo (CEO da Sovena)

Vice-presidente: João Günther Amaral (Administrador da Sonae)

Vice-presidente: João Lé (Administrador Executivo The Navigator Company)

Vice-presidente: Madalena Cascais Tomé (CEO da SIBS)

Vice-presidente: Joaquim Cabaço (Presidente do Conselho de Administração Executivo Trivalor)

Vice-presidente: Rui Teixeira (CFO da EDP)

Vice-presidente: António Miguel (Diretor Geral da Maze)

Mesa da Assembleia Geral

Presidente: Jorge Magalhães Correia (Presidente do Conselho de Administração da Fidelidade)

Secretário: Bruno Ferreira (Partner na PLMJ)

Secretário: Joana Rodrigues Pinto (Legal Advisor na HyChem)

Conselho Fiscal

Presidente: Pedro Cruz (Partner na KPMG)

Vogal: Cristina Rodrigues (Managing Director na Capgemini) Vogal: Filipa Carmona (Deputy Director Sustainability na CGD)

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Incêndio habitacional em Portalegre deixa idosa sem casa e com queimaduras no rosto

Uma mulher de 74 anos ficou hoje desalojada e sofreu ferimentos ligeiros na sequência de u…