Organizado em parceria pela Câmara Municipal de Elvas e ARKUS, Associação Juvenil, o concurso “Elvas a Cantar”, pretende descobrir novos talentos na região do Alentejo.
A iniciativa foi apresentada na manhã de quarta-feira, dia 9 de Abril, no salão nobre dos Paços do Concelho, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, do vereador Cláudio Monteiro, do presidente da ARKUS, Carlos Beirão, assim como do mentor do projeto Vladlen Grigorovschi.
O autarca de Elvas salientou o facto de já existirem outros programas na área artística, nomeadamente na dança e teatro, sendo este o impulso para descobrir novos jovens talentos na área da música.
Rondão Almeida deu ainda os parabéns a todos os envolvidos no projeto, considerando que é importante esta aposta na cultura, em todas as suas vertentes.
O vereador Cláudio Monteiro destacou o facto de ser um projeto importante, porque “mais importante que o prémio monetário e a gravação de um EP, é terem a oportunidade de serem inseridos nas atividades culturais do município”.
Carlos Beirão salientou os objetivos do concurso que passam por “incentivar o desenvolvimento de vozes emergentes, fomentar o gosto e o envolvimento com a música, valorizar o património musical português, criar oportunidades de contacto com músicos profissionais, oferecer visibilidade de oportunidades de carreira para estes jovens e premiar a criatividade e a inovação a nível musical”.
Os prémios foram apresentados por Vladlen Grigorovschi, assim como os júris do concurso, “pessoas reconhecidas do panorama musical”, adiantando que este termina com um espetáculo no dia 3 de maio, no Auditório São Mateus, e divide-se em dois dias.
No dia 2 de maio, realiza-se uma masterclass, com David Antunes e Emanuel Moura, entre as 16 e 19 horas, seguida de um jantar de convívio entre os participantes, organização e convidados.
O dia 3 é dedicado à final do concurso, na qual os dez finalistas sobem ao palco, a partir das 21h00, com entrada gratuita.

