Tiago Papafina, aluno da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, impressionou o júri do “Concurso de Cozinha Bacalhau da Islândia”, e trouxe o troféu de vencedor para casa. Mas não é tudo! O jovem vai à Terra do Fogo e do Gelo apresentar a iguaria.

Este foi o quarto ano consecutivo em que os alunos das Escolas de Turismo de Portugal participaram na competição internacional “Prova & Partilha” que destaca o bacalhau da Islândia, desafiando os participantes à apresentação de pratos confecionados à base deste ingrediente tão popular em Portugal.

A prova decorreu simultaneamente em Portugal, Espanha e Itália. Foi organizada pela Íslandstofa, instituição governamental islandesa responsável pela internacionalização de negócios, e contou com o apoio do Turismo de Portugal.

Este ano a final portuguesa realizou-se no dia 1 Abril, na  Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, nas Caldas da Rainha. Apresentaram-se a avaliação alunos de 11 escolas de hotelaria e turismo: Faro, Vila Real de Santo António, Portimão, Lisboa, Setúbal, Portalegre, Oeste, Lamego, Coimbra, Viana do Castelo e Porto.

Destes 11 alunos selecionados por cada um dos estabelecimentos, o júri constituído pela chef Marlene Vieira, antiga aluna das Escolas de Turismo de Portugal e vencedora de uma estrela Michelin em 2025, o chef islandês Isak Aron e o influencer Miguel Telles​, escolheram três.

Tiago Papafina foi quem apresentou a melhor proposta, e venceu a prova. Além do troféu, o jovem deverá viajar até à Islândia acompanhado pelo professor que o orientou, para apresentar o prato vencedor a chefs islandeses e à comunicação social islandesa. Terá também oportunidade de visitar aldeias piscatórias islandesas e conhecer locais onde o bacalhau é preparado para exportação.​

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos

Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro…