Os alojamentos turísticos do Alentejo registam “um bom índice de reservas” para a Páscoa, com a maioria a esperar mais hóspedes face a 2024, indicou hoje o presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT).

Em declarações à agência Lusa, o presidente da ERT do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, revelou que “as reservas estão a evoluir a bom ritmo” nas unidades hoteleiras alentejanas.
“Ainda falta algum tempo” para a Páscoa e “o mercado da Área Metropolitana de Lisboa, que é o nosso principal emissor em termos de turismo interno, pela sua proximidade a boa parte do Alentejo, reage mais em cima da hora”, salientou.
Ainda assim, segundo o responsável, “as perspetivas são boas” para esta quadra e os hotéis e outros alojamentos da região já apresentam, nesta altura, “um bom índice de reservas”, com uma taxa de ocupação “acima dos 50%”.

Estes dados referem-se a “todo o destino Alentejo, que é um terço de Portugal”, assinalou, frisando, por outro lado, que, numa amostra de cerca de 40 unidades turísticas, “70% considera que a Páscoa deste ano será melhor do que a de 2024”.
“Os principais grupos com hotéis na região estão a sentir uma boa dinâmica e as reservas a crescer, com os mercados português e espanhol a liderarem”, reiterou, destacando que “a Páscoa é sempre um bom período para a hotelaria, particularmente, para a do Alentejo”.

Questionado sobre estimativas de ocupação turística no Alentejo para a Páscoa, José Manuel Santos disse ser “ainda cedo” para esse tipo de previsões e, ao mesmo tempo, arriscado, por se tratar de “um destino grande e heterogéneo”.
“Estamos confiantes de que, mais uma vez, os portugueses e os espanhóis vão dar uma boa Páscoa” ao Alentejo e também ao Ribatejo, afirmou, expressando o desejo de que as condições climatéricas ajudem, pois também têm “importância no fator de decisão”.
Lembrando que este ano a Páscoa comemora-se mais tarde do que o habitual, com a Sexta-feira Santa a 18 de abril, o presidente da ERT reconheceu que, para alguns turistas, as condições climatéricas têm “uma importância significativa”.
“Tivemos hotéis em Évora, no fim de semana passado, que, até quinta-feira, estavam com uma ocupação de 30% a 40% e acabaram com mais de 70%, em alguns casos, quando se percebeu que iríamos ter sol e boas temperaturas”, exemplificou.

De acordo com o responsável, as unidades hoteleiras da região estão “também a ter um bom nível de reservas” para os fins de semana subsequentes à Páscoa, nomeadamente os que são antecedidos pelos feriados do 25 de abril e do 01 de maio.
“Portanto, uma boa perspectiva para o turismo da região nos próximos quatro ou cinco fins de semana”, acrescentou.

SM // RRL
Lusa/Fim

Foto de Arquivo LE


Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Emergência em Vila Viçosa exige transporte aéreo para Lisboa

Hoje, pelas 12h49, os Bombeiros de Vila Viçosa foram acionados pelo CODU para prestar auxí…