RONCA – Mostra de Cinema de Elvas chega à sua última semana, encerrando esta segunda edição com momentos que celebram o cinema, a música e a cultura portuguesa.

Na sexta-feira, dia 28 de Março, o Auditório São Mateus recebe, às 15h, “Rosa de Alfama”, um espetáculo que levará ao público a essência do fado. À noite, pelas 21h30, os Jardins do Hotel São João de Deus serão palco para uma apresentação exclusiva do artesão Luís Pedras.

No sábado, dia 29, a programação começa às 10h30, no Centro Artístico Elvense, com a última conversa da mostra. Esta será moderada por João Fernando Vinagre e contará com representantes da Fundação Amália Rodrigues e do Museu do Fado, que irão refletir sobre a influência e presença da icónica Amália Rodrigues no cinema.

Durante a tarde, às 16h30, o Auditório São Mateus acolhe a última sessão de Curtas RONCA. Para encerrar o dia , às 21h30, o clássico Capas Negras regressa ao grande ecrã, antecedido por uma apresentação especial da Alentuna.

No domingo, dia 30, às 18h, a mostra despede-se com uma sessão de encerramento especial, exibindo A Severa, o primeiro fonofilme projetado em Portugal, uma obra histórica que marcou o início do cinema sonoro nacional.

A RONCA despede-se assim com um fim de semana recheado de cultura, celebrando a história e a identidade cinematográfica portuguesa.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Comando Distrital de Portalegre da PSP alerta para utilização indevida de artigos de pirotecnia da Noite da Passagem de Ano

A poucas horas da transição de 2025 para 2026, preparam-se os festejos. As várias manifest…