A morte de Margarida Peguinho, a jovem de 23 anos que perdeu a vida no trágico acidente que ocorreu sábado ao início da tarde na Estrada do Retiro, entre Campo Maior e Badajoz, além do choque, causou alguma indignação pela presumível demora da realização da autópsia.
O Linhas de Elvas (LE) recebeu ao início da tarde de hoje um email que expressava a indignação pelo tempo de espera da entrega do corpo à família, que parece infindável.
“O que choca a bastantes pessoas é que a Margarida morreu e o corpo ainda não foi entregue à família para lhe poderem prestar a devida homenagem, porque a autópsia não pode ser realizada devido ao horário da realização das mesmas. As autópsias são realizadas às terças e quintas”, refere o e-mail e que termina da seguinte forma: “Dirijo-me a quem é responsável por estes procedimentos: será que se fosse um familiar vosso gostariam de estar nesta situação onde o que se vive não é mais do que um sofrimento que poderia ser evitado?”
Na sequência desta “Carta ao Diretor”, o Linhas de Elvas contactou a Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo (ULSAALE) para obter esclarecimentos. De acordo com o porta-voz da ULSAALE, Ilídio Pinto Cardoso, “no momento em que um corpo dá entrada na morgue de um dos hospitais (Elvas ou Portalegre) todas as diligências que se seguem, nomeadamente a autópsia, passam para a responsabilidade do Ministério da Justiça, que recorre a médicos legistas contratados”.
Outra fonte segura a que o LE entretanto teve acesso, garantiu que o processo deu entrada esta manhã no Ministério público às 9h00, “o mais cedo possível, no primeiro dia útil após a ocorrência do óbito”. Segundo foi explicado, “por se tratar de uma situação de extrema delicadeza que envolve a morte de uma jovem, o assunto até foi tratado com brevidade. É muito raro que se façam autópsias durante o fim-de semana, de Norte a Sul do país, porque os tribunais estão fechados”.
Dadas todas estas circunstâncias, foi garantido ao LE que a autópsia de Margarida Peguinho vai ser realizada nas próximas horas. O Funeral está marcado para amanhã, terça-feira, às 16h30, no Complexo Funerário de Elvas.

