O jovem elvense Rodrigo Fialho acaba de publicar o romance “O Amor Segundo Inverosímeis Circunstâncias”. Este narra a história de um casal sexagenário e dos dissabores da sua vida amorosa.
O livro pode ser adquirido online ou na sessão de apresentação prevista para este verão.
O projeto começou em finais de 2023, quando o jovem soube do concurso literário organizado pela editora Cordel D´Prata.
De modo a concorrer dentro do prazo, teve apenas duas semanas para escrever a obra. Entretanto, não ganhou. Mesmo assim, em maio do ano passado a Cordel d’Prata manifestou disponibilidade para publicar a sua história. Seguiu-se uma campanha de angariação de fundos que Rodrigo Fialho concluiu em setembro. Daí a esta parte, o livro foi sujeito aos processos de revisão, formatação, design de capa e, por fim, impressão.
O autor estreante confessa ter-se inspirado nas vivências do Bairro da Belhó/Raposeira, onde passou boa parte da sua infância. Adverte, porém, de que a história é produto de muitos exageros e estereótipos caricaturais. Explica que optou por escrever uma história curta e simples para mais facilmente captar a atenção do público. Paradoxalmente, o título complexo e “desnecessariamente complicado”, é uma alegoria ao amor, algo “intrinsecamente simples, mas que complicamos”. Admite ser “um pouco inexperiente, tanto na vida como na escrita”. Por outro lado, gostaria de vir um dia a ganhar um prémio literário, embora reconheça que ainda há “um longo caminho a percorrer”. Conclui com “este foi um bom primeiro passo”.
Rodrigo Fialho reitera os seus agradecimentos àqueles que o apoiaram nas várias etapas da produção do livro, bem como àqueles que concorreram na formação da pessoa que é hoje.

