“GOTA A GOTA do amor, da guerra da dor, da vida” é a última obra poética do autor Higino Maroto. O livro é apresentado hoje, 1 de Março, às 18h00, no STAND’arte, na Rua António Tomás Pires, em Elvas.

Na véspera da apresentação da obra Higino Maroto explicou ao Linhas de Elvas que o título sintetiza o “curso da vida e o olhar poético” que lhe motiva, e reflete também a sua evolução enquanto escritor, que se apresenta agora com “uma escrita mais refinada” e que o faz sentir num patamar de aperfeiçoamento.

Estruturalmente a obra é diversificada, abordando vários temas que seguem a ordem cronológica em que foram escritos. Higino Maroto escreve a diário, inspirado em tudo o que o rodeia, “o dia a dia, a situação política, o amor, as dificuldades que nós vamos tendo, a beleza, a arte…”

Os poemas estão escritos em minúsculas “tanto os títulos como os versos, e o título muitas vezes funciona como primeiro verso”. Há ainda a particularidade de ausência de pontuação. “Não têm pontos, vírgulas, exclamações”, deixando ao leitor a liberdade “de fazer as pausas que quiser”. Mas há uma outra intensão: “homenagear de forma singela o nosso Prémio Nobel da Literatura, José Saramago, do qual eu sou um leitor compulsivo”, que utilizava este estilo de escrita.

“GOTA A GOTA do amor, da guerra da dor, da vida” é o 11º livro do Autor Higino Maroto, natural de Barbacena. Esta já vasta bibliografia inclui oito livros de poesia e três romances.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos

Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro…