A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) esteve representada na sessão de esclarecimento no âmbito da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (ENIPSSA), que decorreu esta terça-feira, 18 de Fevereiro, no auditório do Centro Distrital de Portalegre do Instituto da Segurança Social.

Autarcas, dirigentes e técnicos dos Municípios do Norte Alentejo, bem como representantes de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do distrito, assistiram à apresentação do gestor executivo da ENIPSSA, Henrique Joaquim, que aprofundou todas as questões relacionadas com a nova estratégia e a sua implementação no território do Norte Alentejo para o quinquénio 2025/2030, através da criação de Núcleos de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NPISA).

A nova ENIPSSA apresenta um conjunto de respostas mais flexíveis, diferenciadoras e adequadas a cada tipologia, atenta a diferente caracterização e heterogeneidade das pessoas em situação de sem-abrigo. Promove, também, uma resposta mais inovadora, «Desenhar o Projeto Vida», a desenvolver inicialmente em projeto-piloto, que tem como objetivo a reintegração da pessoa na comunidade e o seu acompanhamento para além da situação de sem-abrigo, evitando o regresso a esta condição, atuando em três fases distintas: emergência, transição e acompanhamento em autonomia.

Os seus principais desafios passam pela redução do número de pessoas em situação de sem-abrigo, bem como o aumento de gestores de caso. Procura ainda aumentar o número de vagas em soluções habitacionais e efetuar uma revisão dos protocolos de parceria e dos planos de ação locais.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Dadores de sangue fecham 2025 em Monforte

A Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre (ADBSP) encerrou o ciclo de brig…