A  Concejal Delegada de Institución Ferial de Badajoz, Sol Giralt,, apresentou no stand da Junta da Extremadura na FITUR, Feira Internacional de Turismo em Madrid, o calendário de feiras próprias da IFEBA, destacando as mais emblemáticas.

A apresentação contou com a presença de Ricardo del Río, Directivo de la Real Unión de Criadores de Toros de Lídia e proprietário da ganadaria Victoriano del Río, António Soares, presidente da Associação Nacional de Proprietários Rurais, Gestão Cinegética e Biodiversidade (ANPC)  e Ignacio Cortés, presidente Confederação Empresarial de Hotelaria e Turismo da Extremadura (CETEX).

A Concejal destacou a importância que tem para a Extremadura e para o Alentejo a realização das feiras e dos eventos realizados na IFEBA, posicionando o local como um ponto de referência na região, tanto pelo volume de atividade como pelo seu âmbito de influência.

Salientou ainda o caráter hispano-luso de todas as iniciativas promovidas, um fator diferenciador que faz de Badajoz uma porta de acesso privilegiada aos mercados ibéricos, considerando o intenso fluxo comercial e as estreitas relações culturais e institucionais entre Portugal e Espanha.

A IFEBA, desde a sua criação, tem-se afirmado como um importante motor económico para a região, sendo um polo de atração ao longo do ano com os seus inúmeros eventos, que reúnem milhares de visitantes e geram sinergias que impulsionam a economia local. As feiras promovem o desenvolvimento económico, aumentam o emprego e têm um impacto positivo em setores como o comércio, a restauração e a hotelaria.

Entre as feiras mais emblemáticas apresentadas destacam-se:

EcuExtre, Feira do Cavalo e do Touro, cuja 16ª edição terá lugar de 12 a 15 de junho.

Feciex, Feira de Caça, Pesca e Natureza Ibérica, que celebra a sua 34ª edição de 11 a 14 de setembro.

Fehispor, Feira de Espanha e Portugal, a primeira feira organizada pela IFEBA, que terá a sua 34ª edição de 6 a 9 de novembro.

Foi ainda anunciada a grande exposição taurina integrada na Feira do Touro e do Cavalo, EcuExtre, que este ano assinalará o 120º aniversário da Real União de Criadores de Touros de Lide, com a mostra “RUCTL, 120 Anos de Lenda e Bravura”. A exposição irá realçar o valor ambiental do touro bravo, a história das ganadarias que têm preservado o campo e a biodiversidade da dehesa ibérica, e o carinho e dedicação dos ganadeiros ao longo dos anos.

Os convidados enfatizaram a importância de cada feira, sublinhando as intensas agendas de atividades que atraem tanto o público geral como profissionais e aficionados. As feiras da IFEBA tornam-se, assim, referências nos seus respetivos setores, promovendo o desenvolvimento económico e turístico da cidade de Badajoz, gerando movimentação de pessoas e contribuindo para a economia local através do comércio, hotelaria e serviços diversos.Fehispor recebeu destaque especial como um ponto de encontro entre Portugal e Espanha, consolidando o turismo como um dos seus pilares, especialmente com a 5ª Mostra de Turismo Ibérico, Turiberia, cuja apresentação na FITUR reforça a sua visibilidade.

O calendário de feiras da IFEBA inclui ainda:

Feira dos Maiores da Extremadura, de 13 a 16 de fevereiro.

Feira da Beleza e Moda, de 21 a 23 de março.

Feira do Mobiliário e Decoração, de 3 a 6 de abril.

Iberocio, Feira da Infância e Juventude, de 26 a 30 de dezembro.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Alunos da Universidade Sénior de São Vicente e Santa Eulália foram celebrar o São Martinho a Estremoz

Os alunos da disciplina de Música da Universidade Sénior de São Vicente e Santa Eulália ce…