O PS apresentou hoje diplomas sobre gestão da água para a tornar mais eficaz, recomendando a criação de um grupo de trabalho e propondo um regime jurídico sobre a reutilização deste recurso nos sistemas multimunicipais.
Segundo o Grupo Parlamentar do PS, o projeto de lei e o projeto de resolução (sem força de lei) hoje entregues na Assembleia da República têm como objetivo “garantir água para todos” e “lançar um debate sobre a legislação que o parlamento poderá aprovar de modo a evitar que o país sofra de escassez de água no futuro”.
Os deputados do PS, através de comunicado, explicam que estes projetos pretendem “tornar a gestão da água mais eficaz e aumentar a resiliência dos sistemas”.
“O PS pretende com estas iniciativas iniciar o debate relativamente à gestão dos recursos hídricos e preparar uma nova geração de políticas públicas da gestão da água, encetando no Parlamento um debate amplo, tendo por base estas iniciativas legislativas ouvindo entidades e especialistas”, pode ainda ler-se.
O PS aponta os dados mais recentes segundo os quais “mais de 50% da disponibilidade do recurso está já a ser solicitada em algumas das regiões do país”, uma situação que se poderá agravar “com o efeito conjugado das alterações climáticas”.
No projeto de resolução entregue, o PS pretende recomendar ao Governo que sejam criado um grupo de trabalho, no âmbito da Comissão de Ambiente e Energia, para que seja feita uma “auscultação nacional da sociedade portuguesa, ‘stakeholders’, academia e ciência para a implementação da visão uma só água”.
Pretende ainda recomendar-se ao Governo que execute os investimentos previstos nos Planos Regionais de Eficiência Hídrica do Algarve, Alentejo e Trás-os-Montes e Alto Douro para que seja garantido “o princípio de autossuficiência de água”.
Os socialistas querem ainda que seja apresentado “um novo modelo institucional de governança da água em Portugal, preparando o país para a mudança de paradigma que se avizinha”.
No mesmo projeto de resolução é também sugerido que o executivo “estude a viabilidade da ligação da Barragem do Monte Novo à Barragem de Santa Clara e desta à Barragem da Bravura”, medidas específicas para garantir “água ao litoral alentejano e ao barlavento do Algarve”.
“Avalie a possibilidade de interligação da barragem Fratel à Barragem do Pisão, do Empreendimento de Fins Múltiplos do Crato (barragem do Pisão) à barragem do Caia e da barragem do Caia à Barragem do Alqueva”, recomendam ainda.
O PS apresentou ainda um projeto para criar o regime jurídico da utilização de Água para Reutilização (ApR) nos sistemas multimunicipais.

JF // JPS
Lusa/fim

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

VEJA AQUI OS HORÁRIOS NO ALENTEJO! Força Aérea sobrevoa céus de Portugal Continental com votos de Feliz Ano Novo

Os aviões de caça F-16 vão sobrevoar todo o País, de Norte a Sul, “num dia de particular s…