O programa regional Alentejo 2030 tem abertas as candidaturas para apoios a projetos de economia circular promovidos por pequenas e médias empresas (PME) da região, com uma dotação de dois milhões de euros, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo indicou que o prazo de candidaturas ao Sistema de Incentivos à Transição Climática e Energética, no âmbito da Economia Circular, tem duas fases.
A primeira decorre até dia 31 de março e a segunda prolonga-se até 30 de junho de 2025, adiantou.
O aviso, realçou o organismo, visa “apoiar projetos inovadores que promovam a sustentabilidade, regeneração de processos produtivos e reutilização eficiente de recursos”.
“São suscetíveis de apoio as iniciativas que promovam a circularidade nas empresas, nomeadamente através do desenvolvimento de produtos a partir de subprodutos e recursos circulares”, salientou.
A reconversão de processos produtivos para otimizar recursos, da produção de embalagens sustentáveis e ‘eco design’ para novos produtos, de diagnósticos para novas cadeias logísticas e modelos de negócios circulares e da reciclagem e reutilização de recursos, entre outras, são ações que também podem ser apoiadas.
Segundo a CCDR do Alentejo, as entidades beneficiárias do aviso são as PME e também as entidades não empresariais do sistema de investigação e inovação (ENESII), mas, neste caso, apenas se as candidaturas forem em colaboração com empresas.
A dotação indicativa para o aviso é de 2.000.000 euros, precisou o organismo.
“Este aviso representa uma oportunidade única para empresas inovarem e liderarem o caminho da sustentabilidade, reforçando o compromisso do Alentejo com a transição energética e a economia circular”, acrescentou.

SM // VAM
Lusa/Fim

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Praticamente lotado! Distrito de Portalegre com hotelaria em alta na Passagem de Ano

De acordo com José Manuel Santos, presidente da ERT, Entidade Regional de Turismo do Alent…