O Cineclube de Elvas retorna no próximo dia 11 de janeiro, às 18h, no Auditório São Mateus, dando início à sua nova temporada.

A abertura será marcada por dois filmes: “Grand Tour”, de Miguel Gomes, e “Rosinha e Outros Bichos do Mato”, de Marta Pessoa.

“Grand Tour” foi selecionado por 50 festivais internacionais e premiado com o maior prémio do Festival de Cannes 2024.

Além disso, o filme é o candidato oficial de Portugal aos Óscares 2025. Por sua vez, “Rosinha e Outros Bichos do Mato” apresenta um documentário sobre a primeira exposição colonial portuguesa, em 1934, abordando questões como o “racismo suave” e sua ligação ao enaltecido colonialismo português.

Este mês, será também lançado o Cineclube Escolar na Escola Secundária D. Sancho II, como parte do plano educativo da RONCA, uma iniciativa conjunta com o Agrupamento de Escolas no 3 de Elvas e o Plano Nacional de Cinema. O projeto promete colocar em discussão temas como direitos humanos, cidadania e inclusão através do cinema.

Os alunos terão ainda a oportunidade de participar num workshop de cinema, uma preparação para o concurso de curtas-metragens promovido pela escola e pela Associação Juvenil Arkus.

O cineclube escolar marca-se numa primeira sessão especial com duas curtas-metragens e a presença do coletivo Autores de Elvas.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Moto Clube de Borba de luto pela morte de Luís Baião

Em jeito de homenagem, Luís São Pedro disse adeus ao camarada Luís Baião, do Moto Clube de…