Na noite de Natal, com muitos portugueses em deslocação nas estradas para o encontro com as famílias, e mais tarde reunidos à mesa da Consoada, as autoridades reforçam as equipas e elevam o níveis de alerta.
Polícia de Segurança Pública, Bombeiros e GNR estabelecem planos de contingência que permitem atuar com eficácia em caso de emergência. A prevenção, através de acções de fiscalização, e o lançamento de apelos ajustados aos comportamentos de riscos mais prevalentes na quadra, são uma forma de atuação. A outra é agir com celeridade e eficácia quando surge uma ocorrência.
Os perigos são diversos e não são exclusivos das estradas. Em casa, também é usual surgir o inesperado e haver comportamentos de risco que podem arruinar uma noite que se quer passada em paz e tranquilidade.
Para que tudo corra pelo melhor procurámos as orientações de quem está no comando e damos a palavra, em três blocos separados, ao Subintendente Pedro Velho, comandante da Divisão Policial de Elvas da Polícia de Segurança Pública (PSP), a Paulo Moreiras, comandante dos Bombeiros Voluntários de Elvas e ao Capitão Rui Jacob, Comandante do Destacamento de Elvas da Guarda Nacional Republicana (GNR).
PSP de Elvas em alerta durante as festividades de Natal e Ano Novo
O comandante da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Elvas, Pedro Velho, informou o jornal “Linhas de Elvas” sobre os preparativos e estratégias de segurança para as comemorações natalícias e de passagem de ano.
De acordo com o responsável, “o número de efectivos será ligeiramente reforçado, vamos manter praticamente os mesmos recursos que já operam regularmente, mas com um reforço adicional”, disse
Embora não tenha fornecido detalhes específicos “por motivos de segurança”, o comandante garantiu que não haverá qualquer “redução no número de agentes disponíveis”. Pelo contrário, “haverá um aumento do efectivo com o objectivo de garantir a segurança da população durante estas datas especiais”, comentou.
O comandante desta força policial fez ainda um apelo aos elvenses: “ Espero que a população se divirta com a devida moderação, especialmente as pessoas que se vão deslocar que sejam moderados nas celebrações”, frisou.
