No dia em que o “paddock” do Terródromo de Fronteira se encheu com as equipas que vão competir nas 24 Horas TT Vila de Fronteira, um grupo de pessoas com deficiência teve a oportunidade de saltar para a bacquet do co-piloto e viver uma experiência igual à dos pilotos que vão participar na 26ª edição da maratona de todo-o-terreno. Foi um dia especial com muitas emoções à mistura.

Telmo Pinão, atleta paralímpico que participou nas últimas três edições dos Jogos Olímpicos – Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024 -, teve a ideia, reuniu parceiros e cerca de 30 pessoas com deficiência, para terem a oportunidade de viver uma experiência única: andar num carro de competição, numa pista variante do Terródromo de Fronteira, com a ajuda do pluricampeão nacional, Miguel Barbosa, e dos também pilotos Luís Portela de Morais e João Silvestre.

Os pilotos deram o máximo para que os seus companheiros de habitáculo sentissem essas emoções fortes e estes vibraram durante a experiência. O nervoso miudinho que não conseguiam esconder antes de entrarem para o carro foi rapidamente substituído por uma mistura de adrenalina e emoção, em que o medo não teve autorização para fazer esta viagem.

“Foi um dia feliz para muita gente. Era isso a que nos propusemos desde o início. Sendo eu uma pessoa portadora de deficiência, e vivendo o mundo da deficiência há muito tempo, logicamente que também gostava de viver isto. Há três anos, tive o prazer de estar em Fronteira a competir. Este ano, pudemos voltar e estamos a fazer algo que não é só para mim, mas é, também, para os outros. Foi um evento espectacular, estou muito feliz e ainda bem que estas pessoas puderam estar cá todas e viver esta experiência”, afirmou Telmo Pinão.

Para o promotor desta iniciativa, a mesma só foi possível porque contou com o apoio do Automóvel Club de Portugal e da Câmara Municipal de Fronteira, que, em conjunto, criaram todas as condições para que esta acção se concretizasse. Além disso, a experiência foi uma realidade porque teve também a cooperação da CERCI Portalegre e da Associação Salvador.

Num dia reservado às verificações técnicas e administrativas, os motores já trabalharam, mesmo sem o propósito de registar os tempos mais rápidos em pista. A grande vitória foi provocar imensos sorrisos nestes co-pilotos especiais.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Desporto

Veja também

VEJA AQUI OS HORÁRIOS NO ALENTEJO! Força Aérea sobrevoa céus de Portugal Continental com votos de Feliz Ano Novo

Os aviões de caça F-16 vão sobrevoar todo o País, de Norte a Sul, “num dia de particular s…