O Município de Monforte, através do seu Serviço de Acção Social, associou-se às comemorações do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e Exclusão Social (17 Outubro) e do Dia Municipal para a Igualdade (24 Outubro), promovendo, no dia 22, em parceria com as IPSS’s e demais organismos públicos e privados do concelho enquanto agentes dinamizadores de acção sociocultural comunitária, um programa de actividades que juntou, na escola sede do Agrupamento de Escolas João Maria Carriço, toda a comunidade escolar do concelho, utentes e representantes dos parceiros envolvidos.

Depois de ter sido inaugurada a exposição dos “Corações” concebidos pelos organismos aderentes, que os trabalharam de acordo com os objectivos propostos, foi projectado um vídeo com declarações de alunos do Agrupamento e da Universidade Sénior de Monforte e de utentes das IPSS’s do concelho e do Centro de Recuperação de Menores de Assumar (CRMA), tendo por base questões relacionadas com inclusão/exclusão social, igualdade e pobreza.

No evento, para além de alunos, pessoal docente e não docente e representantes dos organismos parceiros, estiveram presentes o director do Agrupamento, António Parreira, o vice-presidente e vereadores do Município, Fernando Saião, Mariana Mota e Emídio Mata, respectivamente, e a dirigente da Unidade Orgânica de Acção Social e Habitação, Sara Gomes.

O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza é uma chamada de atenção para a necessidade de erradicar a pobreza e concretizar os objectivos da “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”. Procura, também, mobilizar os decisores políticos e a sociedade civil para a implementação de medidas que corrijam ou mitiguem as causas e as consequências da pobreza.

Em 2024, o tema é “Acabar com os maus-tratos sociais e institucionais. Actuar em conjunto para sociedades justas, pacíficas e inclusivas”.

Este Dia foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas a 22 de Dezembro de 1992.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos

Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro…