As Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Arronches, Avis, Campo Maior, Crato, Marvão, Portalegre e Sousel estão a participar na nona edição da campanha “Quartel Electrão” que termina a 30 de Novembro.

A associação de bombeiros que conseguir reunir a maior quantidade de equipamentos, em peso, a nível nacional, ganha um veículo de combate a incêndios. 

O segundo premiado recebe 5 mil euros em equipamentos de protecção individual.

É possível participar na campanha e ajudar os Bombeiros do Alto Alentejo a ganhar prémios entregando pilhas, baterias, lâmpadas e outros equipamentos eléctricos usados, como máquinas de lavar, televisores, computadores, frigoríficos ou telemóveis, entre outros equipamentos.

A campanha está a envolver um número recorde de associações humanitárias de bombeiros voluntários de todo o país: 217. 

Todas estas associações de bombeiros, localizadas de norte a sul do país, incluindo ilhas, estão muito empenhadas em conseguir reunir as maiores quantidades para alcançar os vários prémios.

Serão também atribuídos prémios por regiões, aos novos aderentes que se destacarem nas recolhas e há ainda um prémio para distinguir o crescimento de associações participantes há pelo menos cinco anos. 

Os vencedores destas categorias recebem 750 euros em cartões pré-pagos de combustíveis. Já as associações que recolherem mais pilhas e mais lâmpadas terão direito a 1.500 euros convertíveis em equipamento de proteção individual. 

Todas as associações recebem, adicionalmente, 75 euros por cada tonelada de equipamentos elétricos recolhida e 150 euros por cada tonelada de pilhas e baterias. 

Está previsto também um incentivo financeiro extra para premiar as associações que recolherem mais de 20, 30, 45 e 60 toneladas.

As contrapartidas financeiras entregues às associações aderentes são uma forma de recompensar os bombeiros pelo empenho e dedicação na recolha de pilhas, baterias, lâmpadas e equipamentos elétricos usados, que são posteriormente enviados para reciclagem pelo Electrão.

Até ao momento já foram recolhidas, a nível nacional, cerca de 2 000 toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados, o que constituiu um marco significativo, a pouco mais de um mês do encerramento da campanha.

“Este ano as associações humanitárias de bombeiros voluntários estão a reunir mais apoios por parte de entidades externas, como autarquias e empresas. Ao mesmo tempo continuam a mobilizar fortemente a população, o que está a traduzir-se em resultados muito positivos na dinâmica das entregas. As quantidades recolhidas através desta campanha são decisivas para os resultados globais apresentados pelo Electrão e representam uma fatia importante do total recolhido”, sublinha o diretor geral do Electrão para pilhas e elétricos, Ricardo Furtado.

Esta campanha é dinamizada pelo Electrão e tem como parceira a Liga dos Bombeiros Portugueses. O objetivo é envolver as associações humanitárias na missão de reciclagem garantindo, ao mesmo tempo, vários prémios às associações.

Desde o arranque do projecto, há 14 anos, o Quartel Electrão já permitiu a recolha e envio para reciclagem de mais de 14 mil toneladas de pilhas, lâmpadas e outros equipamentos eléctricos usados.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Alunos da Universidade Sénior de São Vicente e Santa Eulália foram celebrar o São Martinho a Estremoz

Os alunos da disciplina de Música da Universidade Sénior de São Vicente e Santa Eulália ce…