A cerimónia de partida da Baja Portalegre 500 atraiu, ontem, milhares de pessoas ao Jardim do Tarro, em Portalegre. Nesta sexta-feira, as 383 equipas iniciam as lutas contra o cronómetro nas pistas do Alto Alentejo. Espera-se um fim de semana de muita emoção e adrenalina , naquela que é a clássica das clássicas do todo-o-terreno. 

Esta 38ª edição, organizada pelo Automóvel Club de Portugal, integra a Taça do Mundo FIA de Bajas, os calendários dos campeonatos nacionais de todo-o-terreno (auto e motos) e a European Cup SuperFinale da Yamaha, tendo como desafio um percurso total superior aos 660 quilómetros, a grande maioria disputados em terrenos que prometem dificuldades acrescidas, devido às recentes chuvas. 

Entre as novidades do percurso deste ano, destacam-se uma zona espetáculo no Campo Militar de Santa Margarida, com uma exposição de meios da Brigada Mecanizada, e um inédito percurso na freguesia de Bemposta, em Abrantes. 

.Quanto à prova em si, há nomes sonantes que se apresentam com metas pré estabelecidas. Os Líderes dos campeonatos respetivos, Martim Ventura (motos), João Vale (quads) e Pedro Santinho Mendes (SSV) têm como objetivo reforçar as lideranças; enquanto nomes como os de Filipe Campos, Santos Godinho e Luís Costa estão de regresso à competição (todos aos comandos de SSV) eles que marcaram a história da modalidade.

A Mini Baja é outra das competições que integra a Baja Portalegre 500, mas esta reservada a jovens pilotos de motos, com idades compreendidas entre os 8 e os 16 anos, que se assume como embrião das futuras estrelas do todo-o-terreno.  

A prova termina no sábado, com a cerimónia de entrega de prémios, em Portalegre, onde vão ser coroados os vencedores das diferentes categorias. 

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Elvas: Viaturas a alta velocidade colocam em risco peões e alunos

Duas viaturas de cor escura têm andado a circular a alta velocidade na Rua João Franco do …